Por: Ascom/Canapi-AL
No dia 28/07, a Prefeitura de Canapi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no plenário da Câmara Municipal a V Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo mais de uma centena de pessoas da sociedade civil e autoridades.
O debate girou em torno da avaliação das Políticas Públicas de Assistência Social para elaboração de propostas para melhorar ainda mais as ações na esfera governamental.
A Conferência, que acontece a cada dois anos, pode ser considerada como um momento democrático e de extrema importância para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Foi um momento especial para propor discussões junto aos usuários atendendo a sugestão do tema “Garantia de Direitos para o Fortalecimento do SUAS”. A palestra magna foi proferida Assistente Social Flávia Tavares, que já integrou equipes conceituadas na área no Estado de Alagoas, como Cogemas-AL, por exemplo.
Pela Secretária Gildaleia Mariano, os presentes puderam observar os indicadores municipais, onde se constatou que, por mais esforços que estejam sendo empreendidos, ainda há uma grande área do município vivendo em regiões de extrema vulnerabilidade social, com baixa renda per capita, em dependência exclusiva dos Programas Sociais mantidos pelo Governo Federal. Ela enfatizou durante a sua fala que estará empenhada em diminuir os indicadores, atuando com sua equipe em busca de viabilizar ações que promovam a diminuição destes índices. Disse ela: “Existem as conquistas, mas os desafios precisam ser enfrentados. Para isto, contamos com o apoio de uma equipe comprometida com o trabalho, com destaque para a Secretária Adjunta Mércia Gomes, que se empenhou na organização desse momento e contribuiu muito no debate ao trazer elementos importantes da situação dos recursos municipais, e do Prefeito Vinícius Lima, nosso grande incentivador. Não é uma tarefa fácil, mas com a energia positiva que emana da gestão municipal, a gente vai conseguir reduzir os números negativos e continuarmos a nossa caminhada junto ao povo canapiense.”
Quatro eixos foram discutidos:
EIXO 1 - A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócioassistenciais;
EIXO 2 - Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS;
EIXO 3 - Acesso às seguranças socioassitenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantia de direitos socioassitenciais;
Eixo 4 - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassitenciais;
A partir da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos temáticos, a Conferência foi encerrada com a eleição dos Delegados que estarão representando o município na XI Conferência Estadual de Assistência Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.
Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.
Att;
A Redação - 11/01/2017