Não basta reclamar, tem que participar!
Por: Marcio Martins
Fonte: (Blog Outra História)
Texto: Célio Roberto Pereira
Já faz muito tempo que o Estado parece ter chamado para si muitas responsabilidades que antes só diziam respeito à esfera privada, mais especificamente à família. Um exemplo disso está na educação, todo ano quando se iniciam as aulas os pais compram material escolar, matriculam os filhos em alguma escola e consideram que desse ponto em diante a responsabilidade é do Estado, mais precisamente do professor.
Essa visão dos pais é arcaica, não se pode entender a escola como um espaço destinado somente a alunos e professores. Para que possamos ter algum sucesso no ensino público o entendimento do conceito de escola deve ir além do seu espaço físico, pois ela é um conjunto amplo de agentes sociais, um modelo em miniatura da sociedade e como em uma esfera social maior a participação do maior número de agentes sociais é indispensável. Porém, o que vemos na escola pública é uma participação cada vez menor dos pais e da comunidade em geral, o engajamento da alguns segmentos da sociedade, principalmente a iniciativa privada em alguns lugares chega a ser nulo.
Mais uma vez todos olham para o poder público e se voltam a ele quando há alguma reclamação, há muitos anos falamos da decadência do ensino público, a mídia denuncia, todos reclamam e a maioria esquece o que disse Norberto Bobbio em seu Dicionário de Política - que a função última dos governantes não é o bem estar da população e sim manter o poder. Portanto, não podemos esperar que o Estado faça tudo, podemos cobrar, isso podemos fazer, porém podemos fazer mais que isso, a participação de todos na escola é o primeiro passo para a educação nesse país melhorar.
No início desse ano letivo fazemos um pedido, ao levar seu filho para escola não o deixe no portão, entre, fale com os professores, direção e equipe pedagógica, conheça a escola onde seu filho estuda, participe das atividades que ela promove, sugira também as suas atividades. Ajude a ensinar, não espere mais um final de ano para reclamar da educação sem saber como funciona a escola.
Um bom começo para você conhecer a escola onde seu filho estuda é saber do projeto político-pedagógico (PPP) dessa escola. Você sabe o que é um PPP? Não! Então leia AQUI e fique sabendo de tudo.
cidadao canapiense:os pais dos alunos tem o dever de participar das reunioes na escola em que seu filho estuda,assim sabe se o filho ta comparecenda as aulas e pode reinvindicar os direito do aluno.
ResponderExcluir