Todos os dias acesso a internet em busca de informações e noticias e hoje, mim deparei com um artigo do blogueiro Geraldo Câmara do site cadaminuto, onde o mesmo pergunta: Porque as pessoas devem ser candidatas? Achei muito interessante e decidi compartilhar com todos os leitores deste blog.
A primeira questão é se devem.
E aí a resposta é tranqüila quando se tratar de poder e dever exercer a cidadania em toda sua plenitude.
Então, se o preparo democrático estiver presente naquela pessoa, ela deve sim, aproveita-lo para colocar o direito de defesa da sua comunidade num lugar de destaque e que o permita levar suas idéias para a realidade da discussão e da realização.
A segunda questão deve-se ao fato de que a democracia permite a alternância no poder e que cabe ao povo usa-la, sobretudo se este poder não estiver sendo bem exercido por quem já está lá.
A pessoa que sentir-se preparada para defender o povo, para mostrar a este mesmo povo que tem capacidade para exercer o cargo, deve sim, candidatar-se e brigar por uma eleição saudável e promissora.
E aí, as questões sucedem-se.
Uma delas é a do exercício do cargo, se for eleito.
É preciso brigar com e pela instituição para mudar princípios e ações que já se tornaram comuns e em outros que moralizem o cargo e as funções inerentes a ele, em e sob todos os aspectos.
A coragem de se fazer confiar será o grande trunfo para uma vitória.
Mas, na verdade, a coisificação das eleições foi tão grande nos últimos tempos que o verdadeiro homem ou mulher de bem não quer expor seu nome a uma possível lama.
E é exatamente aí que o buraco aumenta, os sujos tomam para si a missão de governar e egislar em terreno fértil para que o anti-desenvolvimento se faça presente e para que a democracia dê lugar a uma ditadura de métodos e de princípios.
Melhor que o povo já se mexa e ouça melhor os possíveis candidatos de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.
Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.
Att;
A Redação - 11/01/2017