quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prefeito vai a Câmara e explica porque extinguiu o quadro administrativo do PCC da educação.


Além do gestor, estiveram presente a sessão, sete dos nove vereadores, o procurador do município, o secretário de administração, o presidente do SINDSCAN e populares em geral.

Por: Marcio Martins - Atualizada às 21:40hs



A novela envolvendo parte dos servidores municipais da educação e a prefeitura municipal parece estar chegando ao fim. Nesta Terça-feira (09) o prefeito Celso Luiz atendendo a um convite protocolado pelo presidente do SINDSCAN, Josimário José da Silva, esteve na Câmara Municipal para debater quais foram os motivos que o levaram a excluir do Plano de Cargos e Carreira da Educação todos os servidores do quadro administrativo.

A sessão teve início as 10:45min com a leitura de várias atas de sessões anteriores, lidas e postas em votação pelo 2º secretário da Câmara, o vereador Agnaldo, o qual durante a leitura fez referência a alguns requerimentos e projetos de lei aprovados nesta legislatura, como; o Programa Municipal de Combate a Miséria e os aumentos salariais concedidos aos professores, secretários municipais, conselheiros do IPREV, procurador do município e chefe de gabinete da prefeitura municipal, além dos servidores municipais do quadro administrativo da educação, que apesar do aumento foram excluídos do PCC - Plano de Cargos e Carreira.

Coincidentemente após a leitura das atas as 11:17hs o prefeito Celso Luiz juntamente com o vice-prefeito Vieira chegaram a Câmara e logo foram convidados pelo presidente da casa, o vereador Luciano Malta a fazer parte da mesa, assim como, o presidente do SINDSCAN, Josimário José da Silva, o procurador do município, Dr. Agnelo e o Secretário de Administração Andersom Horácio. Em seguida o espaço foi aberto aos vereadores para uso da tribuna e o primeiro a se pronunciar foi o vereador Urso Biano, que iniciou seu discurso dizendo que deste o principio tem sido contra o projeto referente aos servidores municipais por estar ao lado do povo e criticou o vereador Agnaldo por concordar com a recusa de seu pedido de vista ao projeto, quando na gestão anterior o mesmo sempre alertava a casa a não votar um projeto sem fazer uma boa análise do seu conteúdo e encerrou aproveitando o momento para denunciar que uma moradora teria ficado sem assistência médica porque o motorista particular prestador de serviço à prefeitura não teria aceitado o vale-passagem assinado pelo secretário de saúde do município. 

Dando continuidade as falas, o vereador Agnaldo tratou de responder ao colega pedindo para que o edil fizesse uma política mais séria, pois tinha certeza que o mesmo não tem bola de cristal para descobrir se o projeto foi analisado ou não.

Finalizado os pronunciamentos na tribuna, uma vez que os demais vereadores preferiram não se pronunciar, foi à vez do presidente do SINDSCAN apontar os prejuízos causados pela aprovação da referida lei e assim o fez, Josimário começou criticando o envio do projeto a Câmara sem que o sindicato que representa a categoria tivesse conhecimento, disse que a lei não poderia retroagir para prejudicar, que poderia sim sofrer mudanças, mas para enriquecê-la, uma vez que o plano é uma conquista histórica que valoriza o servidor. Criticou também a ausência do registro em ata sobre o posicionamento contrário de 02 vereadores e dos servidores presentes à sessão no dia da aprovação do projeto, mesmo assim se posicionou a favor do aumento, mas pediu a revogação do artigo 4º da nova lei, o que garantiria a permanência dos servidores no plano. O sindicalista ainda aproveitou o momento para cobrar do gestor à solução de outros problemas, referente ao FGTS, que a prefeitura ainda não repassou os recursos para a Caixa Econômica Federal, sobre seguidas penalizações salariais desde o inicio da gestão e sobre a Guarda Civil Municipal com quem prefeito e vice estiveram reunidos durante o período eleitoral se comprometendo caso fossem eleitos a conceder melhores condições de trabalho e valorização da categoria, mas que até o momento não tem cumprido com o que prometeram – Concluiu.

De posse do microfone, Agnaldo voltou a fazer uso da palavra, dando inicio a um interrogatório que mais parecia uma CPI onde Josimário era o reú, primeiramente o edil disse que percebeu no discurso do sindicalista apenas o apontamento de coisas negativas e em seguida o questionou se o mesmo sabia qual lei era utilizada para conceder o aumento salarial dos servidores, neste momento Josimário respondeu que se tratava do PCC em sua data base/ Março, mas Agnaldo continuou, e ao afirmar que o ultimo aumento foi concedido de forma ilegal durante o período eleitoral, voltou a questionar o sindicalista se o mesmo tinha conhecimento desta lei, então Josimário acabou jogando a responsabilidade ou irresponsabilidade para a casa que deveria ter arquivado pelo menos as cópias do que aprovam ou deixam de aprovar, pois todos os vereadores só tiveram acesso ao próprio PCC porque foi o sindicato que lhe entregou cópia. E concluiu: “É por coisas que acontecem nos bastidores, que a casa é a primeira a atuar de forma ilegal”. Agnaldo então, disse que Josimário não tinha respondido sua pergunta e defendendo a ferro e fogo o projeto afirmou que sua aprovação corrigiu absurdos, citando um suposto caso de uma merendeira que recebia 1.600 reais/mês, e encerrou dizendo que o projeto regulamentou a concessão do aumento salarial da categoria por lei e não de boca como vinha sendo feito.

Após o embate entre o vereador e o sindicalista, finalmente chegou a hora mais aguardada, era chegada a hora do prefeito Celso Luiz explicar os motivos que o levaram a dar inicio a toda essa polêmica envolvendo os servidores. E o gestor não titubeou, foi logo dizendo que sua intenção não foi prejudicar ninguém, mas fazer justiça dando igualdade de direitos salariais a todos. Falou que já havia alertado o sindicato que os servidores do quadro administrativo da educação enquadrados no PCC estavam recebendo de forma ilegal, visto que não havia lei regulamentadora desde 2006 quando o projeto foi aprovado e que iria encontrar uma maneira de resolver a questão, lamentou que o sindicato não tenha tido conhecimento que o ex-prefeito havia concedido aumento salarial a categoria durante o período eleitoral e se dirigindo aos vereadores Urso e Aloísio, disse que ao votar contra o projetos os vereadores votaram contra os servidores, uma vez que o PCC não é regularizado desde 2006. Estranhou como o sindicato que se diz defensor dos servidores municipais, nada fez em relação às supostas fraudes na previdência relativa à concessão de aposentadorias com salários de mais de 3 mil, quando o correto seria 1.800 reais, entre outras irregularidades, das quais citou supostos apadrinhamentos do ex-prefeito que até junho tinham um salário e em outubro passaram a ter outro, uma lista de 30 servidores que recebiam salários superiores a 800 reais, enquanto 106 recebiam apenas um salário mínimo. Mas apesar disso reconheceu que houver falhas e que deveria ter sentado para debater com a classe, disse que não foi por mau, dando como exemplo o fato de não ter recorrido à efetivação de cerca de 50 servidores municipais nomeados pelo ex-prefeito um mês antes do fim do seu mandato, o que em suas palavras seria ilegal e qualquer outro prefeito no Brasil não acataria, mas que fez isso para não prejudicar ninguém. Lembrou também da correção salarial do próprio presidente do SINDSCAN feita em sua gestão e que não tinha sido feita na gestão anterior, o que segundo Josimário que também é professor teria ocorrido porque o mesmo não havia dado entrada na graduação.

Encerrando seu pronunciamento, Celso disse estar aberto a negociações e que irá marcar uma audiência com o sindicato para resolver de vez o problema, no entanto, pediu calma e paciência, disse que falhas acontecem, mas podem ser corrigidas.

Facultada a palavra ao plenário, o vereador Arnaldo Barbosa parabenizou o prefeito pela postura e pelo diálogo aberto na Câmara e ao lembrar do ex-prefeito vez uma comparação entre gestores exaltando o atual prefeito que em suas palavras ao contrário do ex-prefeito abriu um diálogo com a oposição e a população.

Coube então ao presidente da Câmara encerrar a sessão dizendo que estão tentado mudar a “miséria” deixada pela gestão anterior, mas reconheceu que não é fácil. Por fim; parabenizou o prefeito pelo diálogo e também fez menção ao ex-prefeito que segundo o edil vinha a Câmara somente para bagunçar.

Participaram da sessão, os vereadores; Luciano Malta, Agnaldo, Té de Zéquinha, Zé de Abdias, Arnaldo Barbosa, Urso Biano e Aloísio Basílio.

Antes mesmo do fechamento desta matéria o prefeito Celso Luiz entrou em contato com a redação deste blog para esclarecer que no tocante ao FGTS tudo já foi resolvido junto ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, já com relação a recolocação dos servidores no PCC, o gestor alegou que irá dialogar com o sindicato a melhor data para que isso aconteça e nenhum servidor seja penalizado, assim como os demais servidores do municipais que não foram beneficiados com o aumento salarial concedido aos servidores da educação, mas que também deve ter seus vencimentos reajustados.

17 comentários:

  1. Marcio kd o resto da materia?

    ResponderExcluir
  2. poste ai que josimário passou a pior vergonha de todos os tempos ,quando o vereador agnaldo perguntou se ele mesmo sabia dos outros aumentos que foram dados no governo anterior ...márcio sinto que vc usa de má fé muitas coisas que quando é pra atacar vc é bom agora pra defender ...a verdade que é isso...uma sessão daquelas onde celso mostrou sua capacidade de diálogo e seus vereadores mostraram compromisso com os funcionários vc vim publicar algo sobre o sindicato,me poupe viuu desua vista grossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde o final da matéria cara palída, não estou aqui pra defender ou atacar ninguem, apenas para noticiar o que aconteceu durante a sessão e não para omitir opinião. Quando quero omitir opinião não é nas matérias, mas em artigos de minha autoria. Espero que tenhas compreendido pois nada acrescentei e muito menos omiti algo realmente relevante. Espere o encerramento da matéria e depois aponte o que eu inventei. Agora tenha como provar, porque eu tenho afinal foi tudo gravado. COMENTÁRIO POSTADO EM: 10/04/2013 as 17:48min

      Excluir
  3. E! Meu caro, muito dificil comenta algu, diante de tanta sacanage

    ResponderExcluir
  4. sera que dantas teve ai? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque????nao entendi...

      Excluir
    2. Agora não mas daqui a 4 anos estaremos láKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  5. parabens josimario pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. sim quero saber não faço parte do quadro da educação mas exerço a mesma função mas meu salario não aumentou e ai?

    ResponderExcluir
  7. o marcio vc não liberou o me comentario não faça isso ou esta com medo libere-o o que eu falo de luciano malta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo vc não se identificando, retire apenas uma palavra de 6 letras que vc citou no comentário que eu libero.

      Sim já ia esquecendo! Com medo está vc que se esconde como anônimo, sou la da sua laia rapaz, assumo o que digo, falo e falo na cara. Ainda ta pra nascer o homem que me impõe medo.

      Excluir
  8. infelizmente não retirar ate pq não falei nada pra te atingir e quando falei perguntando se vc esta com medo foi em relação a sua pessoa em eles achar ruim e quere te prejudicar mais em momento algum quis te ofender desculpa se entendeu desta forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que vc pediu desculpas, peço que me desculpe também pelas palavras rudes que usei, mas se tem uma coisa que me deixa irritado é esse negócio do cara dizer que estou com medo de alguem, até pq se eu tivesse, será que eu manteria este blog? Será que eu publicaria o que venho publicando? Não admito estas coisas, assim como o camarada dizer que sou pequeno e fulano e grande, pequeno pora nenhuma! não sou melhor, nem pior do que ninguem, o cara pode ser o presidente da república que na minha razão ele não passa de um simples cidadão. Em todo caso desculpas, mas sem a retirada de uma palavra usada por vc não posso liberar seu comentário, mas obrigado por ser um(a) frequentador(a) assiduo(a) deste blog.

      Excluir
    2. Vc é o cara, é a pedra no sapato no pé de todos os politicos que por canapi passa, tambem é um mala e depois é outro, esse povo de canapi, como não tem capim coma bagaço de cana.

      Excluir
    3. cicero soares ex aluno13 de abril de 2013 às 17:54

      Márcio qual será a condição de vc mostrar o que as escolas do municipio fazem, é curiosidade será que tem escolas fazendo alguma coisa importante em nosso municipio?

      Excluir
  9. A FINAL QUEM É O PREFEITO DE CANAPI? E ESSE TAL AGNALDO É UM DOS Q ESTÁ NA ESPERA TAMBEM?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKCOITADO Ñ SABE NADA BOTA PEGADO NESSEOTARIO

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)