quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sete anos depois, Zé Hermes vai a julgamento por envolvimento na operação gabirú.

Gestor chegou a ser preso ainda no inicio de seu primeiro mandato em 2005 e agora por ironia no destino a pouco mais de um mês da entrega das chaves da prefeitura municipal se prepara para enfrentar o banco dos réus, acusado de integrar uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos de diversas prefeituras do estado.

Por: Redação com CadaMinuto

Quase sete anos depois de desencadeada, finalmente os envolvidos na Operação Gabiru, feita pela Policia Federal no dia 17 de maio de 2005, serão julgados na quarta-feira, dia 21 de novembro, na sede do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife.

O processo que tem como relator o desembargador Marcelo Navarro julga 17 pessoas, entre os mais conhecidos estão os, na época prefeitos, de Igreja Nova, Neiwton Silva; São Luiz do Quitunde, Cícero Cavalcante; São José da Laje, Paulo Roberto Pereira; Matriz do Camaragibe, Marcos Paulo; Porto Calvo, Carlos Eurico Leão e Lima, o Kaíka, Feira Grande, Fábio Lira e Canapi, José Hermes.

O ex-prefeito Danilo Dâmaso, de Marechal Deodoro e falecido este ano também constava como réu Foram presos prefeitos, ex-prefeitos e secretários municipais.

Os ex-prefeitos Jorge Dantas, de Pão de Açúcar (foi reeleito este ano ), e Fernando Sérgio Lira, de Maragogi, foram excluídos da denúncia. Além das ligações telefônicas, o MPF não encontrou provas que pudessem comprometê-los no esquema.

Todos são acusados de desviar verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e de lavagem de dinheiro. O esquema pode ter desviado R$ 1,8 milhão, segundo a PF.

Operação Gabiru

Segundo apurou o MPF, entre os anos de 2001 e 2005, foi articulada em Alagoas uma organização criminosa, formada e estruturada para executar delitos e atos de improbidade administrativa, incluindo-se fraude a licitações, apropriação indevida de verbas e bens públicos, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

As irregularidades foram constatadas pelo MPF, que identificou a ocorrência de diversas infrações em, no mínimo, dez prefeituras alagoanas, diante de relatórios de auditorias realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU).

Com o apoio da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas e, partir dos dados levantados pelo MPF e pela CGU, foi deflagrada a “Operação Guabiru”.

De acordo com o procurador da República em Arapiraca José Godoy Bezerra de Souza, os acusados deixaram de realizar procedimentos licitatórios, violando o inciso VIII do art. 10 da Lei de Improbidade Administrativa (LIA), causando prejuízo ao erário, concorrendo para a contratação de mercadorias com preços superfaturados, e enriquecendo ilicitamente, Recebendo valores maiores que as mercadorias fornecidas, além de se apropriarem de parte das referidas mercadorias, infringindo o inciso I do art. 10 e os incisos XI e XII do art. 9º,todos da LIA.
 

15 comentários:

  1. AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA... QUANTAS CRIANCAS FICARAM SEM MERENDA NAS ESCOLAS?...

    ResponderExcluir
  2. E lamentavel mais canapi ta acostumado com prefeitos ladrão, não estou sitando apenas jose hermes e celso luiz, nas outras adiministrasõe não forão diferentes, estamos avansando, colocando as raposas velhas e seus cumplises na cadeia, heronia ou quadrilha, não bastaria so celso ou jose hermes ir presos, mais toda rataiada que robarão descaradamente nosso povo nosso municipio, e quantas crianças,quantos jovens forão robados, educasão,saude, saniamento, eo pior acidadania adiguinidade de um povo honesto e trabalhadores, esse e meu desabafo apois tanto sofrimento desde criaça as rugas que ja aparentão en meu rosto.

    ResponderExcluir
  3. e ja ja é a vez do taturana, nao vai escapar.

    ResponderExcluir
  4. zé hermes : nunca mais . nunca mais quero ver sua cara aqui no nosso município , vá embora gastar o dinheiro que vc juntou nesses horriveis 8 anos : vai , vai , vai , vai , vai , vai , vai , vai

    ResponderExcluir
  5. cidadao canapiense, esses caras tem e que devolver todo dinheiro desvido dos cofres publicos, e perder o direito de se canidatar a qualquer cargo publico, essa e minha opniao.

    ResponderExcluir
  6. ta aperriadinho coleguina tomi cha meu prefeito celso luis vai adiministra em canapi muitoa e muitoa anos ser nao aguentar peide vove vai ver como um prefeito de vergonha e meu prefeito celso luis vai supriender todos os bicudos ele vai faser um gorveno para todos nao so para ums e outros nao como estava aco tecendo agora as veis e de todos falta pouco tempo pra acaba com sua mamadakkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Evergonhoso mais infelismen ten gente que pensa pequeno, enquanto nus manivestamos para vazer_mos justisa ten sempre aquele que se contentisa com uma cesta basica e cinquenta reais, e pocos nesse municipio que conhese o passado do prefeito eleito, antes de ser prefeito do inhapi ele fazia o que seu primo joão zinho fazia, mereci ou não ir para cadeia?

    ResponderExcluir
  8. O próprio Ministério Público Alagoano diz que, esse desvio de dinheiro aconteceu entre os anos de 2001 e 2005, pois bem, não querendo defender o Sr. José Hermes pois não tenho procuração para isso, mas se ele foi eleito pela primeira vez em 2005, como pode fazer parte desse esquema, a não ser que nesse período curto de sua gestão, início de mandato, já era tão gatuno. Ou essas malandragens de desvio de dinheiro público, tenha sido herdada da outra administração. E por outro lado, se o Ministério Público tem provas de fato, contra o representante Canapiense (prefeito), cadeia para ele e devolução do dinheiro surrufiado e, o confisco dos bens, que foram comprados com os recursos desviados.
    Parabéns ao Ministério Público Alagoano, por não parar um minuto, não só nesse caso, mas também em outras situações que assombram o Estado de Alagoas, de políticos que são verdadeiras lacráias, verdadeiros bandidos na conduta do dinheiro público.

    ResponderExcluir
  9. CARO ATENOR JOAQUIM DOS SANTOS, TÚ A"X"AS QUE SE O DESVIO DE VERBA TIVESSE SIDO NA GESTÃO DE DONA RITA A MESMA NÃO TERIA RESPONDIDO POR ISSO? TÚ RACIONA MUITO LENTO CARA, OU, ESTÁ PENSANDO QUE O MPE É BURRO? SE MANCA CARA COM SEUS COMENTÁRIOS!!!!!!!!!!! A QUADRILHA VINHA SENDO INVESTIGADA HA TEMPO E O MUNCÍPIO DE CANPÍ TINHA ACABADO DE ENTRAR NO ESQUEMA HA POUCO TEMPO. CONHEÇA MELHR O PROCSSO PARA NÃO ESTAR FAZENDO COMENTÁRIOS VAGOS.O ZÉ HERMES FOI O RATO SIM DE CANAPPÍ. SE DEU MAU SEDO DEMAIS. GRAÇAS A DEUS PELO BEM DAS CRIANÇAS CARENTES, APESAR DE QUE AS CRIANÇAS FICARAM MUITO TEMPO SEM MERENDA DURANTE O OITO ANOS DE ZE HERMES, É SÓ CONSTATAR NAS ESCOLAS. UM ABSURDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q mentira!! pergunte as secretárias mais recentes,dona dedé e agora sueli!! pq dona dedé é dinossaura na gestao...e ela pode falar muito mais do q vcs pensam.sempre via a merenda chegar,sou professora com muito orgulho.agora se o pedro e outros funcionarios levavam pra casa isso sim...ate farinha lactea nestle vi naquele almoxarifado e vc vem me dizer q nao tinha merenda!!! ah...vai se lascar...agora ze hermes é ruim...pra mim tanto faz um ou outro..sou concursada...e se me perseguirem...nunca fui puxa saco de nenhum dos dois e votei em tonho...eu coloco na justiça q tao com perseguição politica...pensa q td mundo de canapi é burro como vc é meu querido anonimo...

      Excluir
  10. Quero ver esse lalau fica de ismola igual o sogro.

    ResponderExcluir
  11. tu que pensa pe de pano q o sogro ta de esmola...esmola ta tu e muitos de canapi que se contenta com 50 reais da compra de voto!! minha gente esse povo fica pobre nao..queria eu ser pobre e ter fazenda no maranhão...se td pobre fosse assim!!

    ResponderExcluir
  12. Wow, that's what I was seeking for, what a data! present here at this website, thanks admin of this web site.

    Feel free to surf to my webpage - netsurfquiz.com
    Check out my webpage ; Pay Day Loans

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)