A sociedade muitas vezes não quer falar,
mas, é impossível... mais uma campanha eleitoral está aí e a coisa fica
complicada quando o assunto é Educação. Lembrando: a presidenta prometeu
construir 6 mil creches e pré-escolas no Brasil no governo dela. De onde saiu
esse número? Que impacto isso teria se acontecesse? Pensando em um país que
tem 5.565 municípios, alguns com mais de 10 milhões de habitantes, muitos com
mais de um milhão de habitantes e outros com mesmo de 30 mil habitantes que é
o caso do nosso município, segundo os números isso dá, mais ou menos, 1
creche ou pré-escola por município. Qual o impacto de uma creche em São
Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, por exemplo? Em comparação a de um
município pequeno, geralmente a maioria das crianças chegam de barriga vazia
e são recepcionados com suco e biscoitos na manhã, no almoço e no lanche da
tarde. Bem, é claro que pra vida daquele guri que tiver a sorte de estar lá -
isso se a tal creche funcionar direito - o impacto é muito grande. Mas, pra
sociedade como um todo, a coisa é insignificante pra ser uma promessa de
campanha de alguns políticos! Aí ela (presidenta) promete construir uma
escola técnica federal em todos os municípios com população acima de 50 mil
habitantes ou cidades polo entre grupos de cidades pequenas. O que isso
daria? Segundo dados que tirei do IBGE, o Brasil tem 4.866 municípios abaixo
de 50 mil habitantes. Subtraindo o valor do total de municípios
brasileiros, temos 699 municípios elegíveis a ganhar uma nova escola técnica
federal. Levemos em consideração que existem, hoje, por volta de 280
instituições desse tipo no país e estariam sendo prometidos cerca 400 novos
institutos em 4 anos, isso sem falar dos institutos das cidades polo. Podemos
pensar em 500 novas instituições, pra falar por baixo. Quase o dobro do que
existe hoje em novas instituições. Hoje, os institutos tecnológicos
existentes já encontram problemas para a contratação de pessoal qualificado e
tem baixado suas exigências de qualificação para preencher quadros de
professores. Como serão preenchidas as vagas de professores de mais 500
institutos? Mais: embora, se possível fosse, essa coisa tenha a pretensão de
formar a meninada oriunda do ensino fundamental, as ações do fundamental não
são tocadas (e os níveis de evasão ainda são monstruosos nessa fase!), além
de que 32% da população brasileira (aquela dos pequenos municípios)
continuariam, na prática, sem acesso à formação técnica e tecnológica e ainda
quando surge algum recurso extra o
gestor investe em outras áreas (bolso).
No entanto, fica a pergunta: de onde
saem esses números? Num caso, são visivelmente insuficientes; em outro,
aparentemente exorbitantes. Saem do mais absoluto vazio existente na cabeça
dessa gente. Esses caras-de-pau ficam prometendo números e mais números, com
a intenção explícita de criar admiração, espanto até, mas não é assim que a
coisa precisa ser feita. O Brasil precisa de um planejamento educacional de
longo prazo, feito por uma equipe absolutamente competente e que esse
planejamento seja debaixo para cima, ou seja, dos municípios para o distrito
federal tendo por base pesquisa de setores onde a educação vem dando certo,
afinal, somos um país de copiadores. Ao invés de prometer números, um
candidato buscasse entender pelo menos um pouquinho da complexidade dos três
níveis sistêmicos da educação brasileira, prometeria uma rápida, eficiente e
incisiva avaliação da coisa, a construção de um planejamento via lei federal
para o prazo a ser discutido com a sociedade, pelo menos, ia ter consolidação
da educação brasileira em função desse planejamento com a participação social.
Qualquer pessoa minimamente séria que entrasse lá teria que começar pelo
diagnóstico e pelo planejamento, sem números prévios na cabeça! Mas, diante
de uma população carente de conhecimento os números fazem a diferença
Eu, que como, bebo e respiro educação
há 15 anos, desde que entrei no curso de Magistério, tenho assistido
assustadíssimo as baboseiras que se tem falado na TV. A Dilma e os números
que saem do vazio sombrio da mente de algum marqueteiro de campanha. A
oposição, por sua vez, prometendo um céu sem estrelas! Foram criados cursos à
torta e à direita, vagas foram ampliadas na marra, sem qualquer compromisso
com qualidade e sem vínculo com estrutura logística e ainda em alguns
municípios estuda quem for apadrinhado por alguém ligado ao gestor. Percebo
um novo Brasil em cima do nada. Mas, até agora, não vi nada concreto, real e
factível sobre:
a. a educação no campo, um problema
realmente sério neste país!
b. o ensino fundamental, nosso
verdadeiro “calcanhar de Aquiles”: Precisa ser integral e de qualidade mesmo!
Até a merenda escolar falta.
c. o piso salarial dos professores da
Educação Básica, ridículo como está, precisa ser reavaliado e modificado!
Nada de pré-sal. etc.
Portanto, são essas coisas, que são
reais, que afetam de verdade a vida dos professores e dos alunos, que não
precisam de números inventados pra impressionar, que demandam diagnóstico,
planejamento e diálogo com quem entende do assunto, sobre elas não se ouve
nada, não se fala nada, não se promete nada. Ou seja: ao que parece, esses
caras não entendem nem o que estão fazendo lá. São como um bando de sanguessugas
grudadas num animal que caiu no rio, eles (políticos) seguem locos pelo
poder, de ações tão inconscientes, que acaba uma sanguessuga sugando a outra
e esquecendo o determinado animal que venha a cair no rio... Como brasileiro,
nordestino que sou: ESTAMOS NO MATO E SEM CACHORRO, EDUCADORES! Ainda,
estamos na teoria de: QUEM NÃO TEM O CÃO CAÇA COM GATO... Qual será o “menos
pior”? como será nossas escolhas? Que Deus nos
acuda!
Luiz Vieira da Silva
Professor/Pedagogo/Psicopedagogo
Crédito: Reprodução/Google Imagens
Imagem: Ilustração/Google Imagens
OUTROS ARTIGOS
PROFESSOR: Essencial para Formação dos Cidadãos, para “AUTORIDADES” um Problema...
Educação: Um sistema corrompido na sociedade |
sábado, 16 de abril de 2016
A Educação, um Vazio no Espaço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Contador de Acessos
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.
Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.
Att;
A Redação - 11/01/2017