segunda-feira, 3 de junho de 2013

CRIACIONISMO OU EVOLUCIONISMO, O que realmente pregam essas teorias?


Debates recorrentes entre essa teorias defendem as duas formas de se entender como surgiu a humanidade e nos leva ter um interesse maior sobre o que significa e como se desenvolveu essas linhas de pensamento sobre a criação do mundo, alguns se perguntam mas como realmente surgiu o mundo e as espécies que nele sobrevive?
É um embate posso dizer fascinante: há 153 anos, desde a primeira publicação do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, duas concepções distintas sobre a origem da vida se opõem na cultura ocidental. As teorias do criacionismo e do evolucionismo se apresentam de maneiras bem diferentes, com algo em comum: nenhuma das duas pode ser comprovada em Laboratório. Afinal, o que realmente pregam essas teorias? Nas escolas, por inquietação de alguns educadores esses temas são trabalhados no sentido de apresentarem para o alunado um conhecimento onde muitas das vezes é escondido por parte de algumas entidades de ensino, “nestas” a Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB, a qual diz que a Escola é Laica, nesse sentido, observa-se uma discrepância por parte de alguns educadores, mas, como nem sempre as leis são cumpridas nesse país, é mais um ato ilícito da sociedade. Mas o que realmente estas teorias pregam?
 
O criacionismo prega a existência de um Deus criador, que empregou seu poder sobrenatural para criar tudo conforme seu divino propósito. Isso sendo revelado em um livro que foi escrito por mais de 40 autores em um período de mais 3.500 anos. Esse livro, que é mais conhecido como a Bíblia Sagrada, em uma das suas citações sobre a criação, diz no livro de Salmos capítulo 33, versos 6 e 9: “Pela palavra do senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu.”. O Alcorão, que é o livro sagrado para o Islamismo, compartilha a visão bíblica da criação, e contém o seguinte resumo: ”Vosso senhor é Allah, que criou os céus e a terra em seis dias, assumindo, em seguida, o trono. Ele ensombrece o dia com á noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua e as estrelas estão submetidos ao seu comando. Acaso, não lhe pertencem à criação e o poder? Bendito seja Allah, senhor do universo.” Alcorão, capitulo 7, verso 54.
 
Segundo o estudo da teologia tudo isso nada mais é um mito de criação do ser humano, é como acreditar que Adão foi feito do barro é Eva de sua costela, é como acreditar que a serpente os seduziu para comerem o fruto proibido e que serpente fala, ainda, existe na mente de alguns que religião A ou B é a verdadeira, usam a bíblia como escudo de defesa, o interessante é a forma de comodismo das pessoas em defender tal religião e nem se quer a conhece.
 
Já o evolucionismo surgiu a partir do século XIX, quando alguns cientistas propuseram novas teorias sobre a origem da vida na terra, contradizendo assim o criacionismo. Uma das teorias, que alavancou o evolucionismo na época, foi a do então jovem naturalista Charles Darwin, que em uma viajem às Ilhas Galápagos, descobriu espécies de animais únicas e diferentes naquele arquipélago. As descobertas de Darwin resultaram na formulação da teoria de seleção natural das espécies, e na publicação do livro A Origem das Espécies, em 1859. Esse livro ajudou a formular o pensamento cientifico moderno sobre a origem humana.
 
Entre os cientistas evolucionistas, a teoria da grande explosão - o Big Bang - apoiada na teoria de Darwin, tem sido aceita por muitos como o começo da história que conhecemos hoje. Essa teoria afirma que toda a matéria existente no universo derivou de uma massa de partícula subatômica altamente aquecida e comprimida que explodiu há cerca de 10 a 15 bilhões de anos. Segunda a teoria, a grande explosão de energia criativa deu inicio ao universo, às galáxias, às estrelas, aos planetas, e finalmente, a toda a espécie de vida e matéria existente.
 
Somos nós os resultados de uma explosão? Ou somos criação de um ser supremo, seja ele o Allah, do Alcorão, ou o Deus da Bíblia? Eu particularmente busco a cada dia entender, e percebo que a bíblia é o livro da disciplina, quem a segue, torna-se um ser disciplinado, já a teoria evolucionista torna-se algo concreto, onde se preocupa em mostrar diversas provas sobre o surgimento do planeta, mas, me pergunto o que realmente devemos acreditar em um livro que se diz sagrado algo feito pelo homem ou crer no acaso e numa explosão como os fatores "desencadeadores" da vida.
 
Vale ressaltar que ambas as teorias são aceitas como verdade, baseadas na fé de cada um. 

Fonte/ textual online/ adaptação  Pedagogo/Psicopedagogo/ Prof:Luiz Vieira

3 comentários:

  1. professor parabéns pelo artigo, na realidade o deus de alguns é meio confuso, dar autoridade para elas fazerem o que quizerem, o caso bem analizado é sem explicação acreditar em um deus sem conhecer, mas deus existe? prove...

    ResponderExcluir
  2. Artigo é ótimo, porém polemico, quem tem a coragem se sair dizendo por aí que não acredita em um deus, logo esse indivíduo seria excluido da sociedade, mas deus existe sim na mente de cada um, deus é tudo de existencia na terra, só que as vezes eu mesmo me pergunto, será que é verdade.

    ResponderExcluir
  3. Veja só Jonatas Deus existe para quem CRER.E a Biblia diz q erreis por não conheceis a escritura.Não estou dizendo q vc está errado, pois aonde existe erro existe acerto, desde q se tenha vontade de acertar, certo.Digo isso pq para quem não conhece a biblia o q ela pensa ou acha é dispensado, no entanto depois q ela passa a conhecer aí sim ela passa a se cobrada.Portanto Deus existe somente p os q creem ,a biblia tb diz q td é possivel ao q crer.E crer está unida com fé, q é o firme fundamento das coisas q não se veem e das coisa q se esperam.Desejo q vc leia a biblia e se encontre e o mais importante encontre o Deus verdadeiro q me fez e q te fez a sua imagem e semelhança.Jesus te ama.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)