Por: Redação com Assessoria
Visando fortalecer e promover o protagonismo juvenil e a integração regional, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados a educação, o encontro internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) ocorreu entre os dias 06 e 09 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai.
Emily Nunes, cursa o 3° ano do ensino médio, na Escola Estadual Luiz Bastos, de Canapi. Eleita com 1222 votos, a estudante tomou posse em Brasília como representante oficial do estado de Alagoas em dezembro de 2016. Ao todo, no Brasil foram 27 selecionados, 1 de cada estado para representar o país no programa durante o biênio 2016/2018.
Durante a estadia no Uruguai, os Jovens Parlamentares, representantes da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, vivenciaram uma jornada parlamentar na sede do Parlasul, na qual, elaboraram, votaram, aprovaram e entregaram aos Parlamentares do MERCOSUL uma Declaração Regional com propostas para a melhoria do Ensino Médio. As propostas estavam divididas em temas como gênero, direitos humanos, jovens e trabalho, participação cidadã, integração regional e inclusão educativa.
Para Emily, foi uma experiência fantástica e muito enriquecedora. "Fascinante, inesquecível e construtiva. "Estar ali representando o nosso estado e o nosso país com jovens incríveis e de grande potencial, é algo inexplicável. Nisso tudo nasce amor, companheirismo, amizade e a luta pelos mesmos objetivos: um ensino médio melhor." - Disse.
A estudante ainda agradeceu e ressaltou todo o apoio recebido. "O apoio da minha escola, do meu professor de Língua Portuguesa, João Oliveira, da minha família e de todos que se empenharam em me ajudar durante todo o processo seletivo foi fundamental. Gratidão define o que sinto agora. Espero ter proporcionado um pouquinho de orgulho a todos que estão ao meu redor." - Concluiu.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM)favorece e promove o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Todas as discussões são norteadas pelo tema principal – “O ensino médio que queremos” –, e os jovens parlamentares elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do MERCOSUL.
Além disso, o Parlamento Juvenil do MERCOSUL oferece aos jovens uma oportunidade única de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.
Parabéns
ResponderExcluirParabéns por representar o nosso Estado junto com os outros 26 representantes do Brasil no parlamento juvenil do merco sul em Montevidéu no Uruguai
ResponderExcluir