Por: Redação
Atualizada às 10:47min
Canapi é um dos municípios
alagoanos em que a Secretaria Estadual de Saúde recentemente detectou a
existência de uma epidemia de mosquitos da dengue, assim como vários casos de diarreia ocasionados por falta de tratamento da água, que inclusive foi
responsável pela morte de uma moradora, vítima da doença, que só este ano matou mais de 50 pessoas no estado.
O quadro acima apresentado
poderia se bem mais grave se não fosse o trabalho dos agentes de endemias do
município que diariamente auxiliam e ajudam a população a combater o mosquito
da dengue e a prevenir doenças causadas pelo consumo impróprio da água, através de orientações e visitas diárias aos munícipes. No entanto a situação que já é
caótica pode ficar ainda pior, haja vista que nesta terça-feira (06) os agentes
cuja remuneração é uma das piores do Brasil cruzaram os braços por falta de
pagamento.
Segundo um dos servidores, a
atitude da categoria foi necessária para que façam valer os seus direitos já que
a prefeitura municipal tinha até o dia 05 deste mês para efetuar o pagamento e
como não fez a categoria resolveu parar suas atividades até conversar com o Secretário de Saúde.
Ainda segundo o servidor, a
justificativa seria que o recurso do governo federal utilizado pela prefeitura
para complementar o pagamento dos agentes ainda não teria sido repassado,
justificativa que não convenceu a categoria uma vez os agentes de saúde já
receberam.
Prefeitura Municipal
Entramos em contato com o
Secretário de Administração do Município, Andersom Horácio e o mesmo disse que
não tinha conhecimento da paralisação e que estranhou a decisão da categoria
uma vez que a Prefeitura Municipal não foi informada desta possibilidade. De
acordo com o secretário, o atraso se deve graças ao governo federal que ainda
não fez o repasse do recurso, previsto para a próxima sexta-feira (09). Disse
ainda, que a prefeitura municipal tem feito o máximo para pagar todos os
funcionários em dia, só que no caso dos agentes de endemias o pagamento não
depende somente da prefeitura, como do governo federal que repassa um valor
insuficiente para uma folha salarial da qual a prefeitura deveria complementar
com até 15%, mas vem complementando com 50% necessário para suprir a folha do
pessoal efetivo.
Noticia de ultima hora
06/08/2013 as 10:47min
Minutos depois da publicação desta matéria os agentes de endemias se reuniram com o Secretário de Saúde, José Vieira (Deinha) e decidiram retornar suas atividades. O ato seria apenas uma parada de advertência e não greve como queriam alguns servidores. Quanto ao pagamento, a previsão é que seja regularizado até a próxima sexta-feira (09) conforme disse o secretário de administração.
dinheiro para contratar bandas para festas a prefeitura tem, agora para pagar os funcionarios QUE TRABALHAM eles nao tem. Mais os culpados sao os eleitores que na maioria das veses veendem seus votos
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirParabens ao anonimo do dia 06 de agosto isto e um sinal que no meu querido Canapi ainda tem gente que enxerga o que estes maus politicos estao fazendo com o municipio
ResponderExcluirNão justifica-se essa materia que foi repassada pela boca de uma só pessoa. Dechando bem claro aqui que essa idéia não partio da categoria. Pois a maioria já estava ciente desta situação.
ResponderExcluirAgente de Edemias
Ciente de que situação? e que o dinheiro não entrou? e quem foi que disse que esse dinheiro não entrou? só esses trouxas forem mesmo tolos, pq é só pedir o extrato da conta à Prefeitura e averiguar, pois, eles tem todo o direito de ver a conta. OBS: Não existe mais documentos sigiloso em repartições públicas, ponham isso na cabeça de uma vez, qualquer um pode pedir o saldo de qualquer conta para análise justificada. Fica a Dica viu: Nova Lei da Transparência Pública, já está em vigor, desde agosto de 2011.
ExcluirÉ preciso averiguar os fatos antes de publica algo que 1 ou 2 pessoas comentam é no minimo desse pessoal uma falta de nexo com as coisas. Certo q a idéia é pagar a todos até o dia 5 mas lembro bem q antes sempre foi pago depois do dia 12 de cada mes.
ResponderExcluirnós nunca recebemos dia 12 sempre foi dia 30. Quando atrasava era dois ou três dias.
Excluirconcordo..sempre recebi dia 30!! no maximo dia 2!!palhaço!!chumbeta..vc nao sabe de nada!!
Excluirqueria que os proprietarios desta imprenssa reunissem alguns destes politicos de canapi para dar algumas desculpas porque canapi representa tanto a pobresa do estado de alagoas,querido marcio martins fica a seu criterio e espero volta..atenciosamente um fâ do portal canapi agora.. sao paulo 06/08/13
ResponderExcluiressa de dizer q o governo federal ñ repassou o dinheiro ñ convence ninguém so se esses agentes forem burro msm para acreditar nessa desculpa,kkkk
ResponderExcluirEu quero e mais, rasgaaaaaaaaaaaaa
ResponderExcluirvamos ver o quanto o sistema politico nos valoriza
ResponderExcluirÚltimas notícias de Brasília.
06/08
Na semana que antecede a grande Mobilização da categoria dos ACS e ACE em Brasília, a CONACS marca presença no início dos trabalhos dos parlamentares e dá andamento nas últimas providências para a votação do Piso Salarial Nacional da categoria.
A expectativa dos Deputados é a mesma da direção da CONACS, ou seja, o “Piso só irá sair na Base da pressão!”.
Segundo a presidente da CONACS, a categoria está comprometida com a Mobilização e já estão confirmados aproximadamente caravanas de 20 Estados e mais de 3.000 agentes de saúde. A programação da Mobilização será toda ela voltada ao objetivo de pressionar o Líder do Governo, Deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP) e o presidente da Câmara de Deputados, Deputado Henrique Alves (PMDB/RN), a incluírem imediatamente na pauta de votação o PL 7495/06.
Estão previstos para terça-feira (13/08):
- logo pela manhã (09:00h): “visita domiciliar” a todos os 513 gabinetes de deputados, e cada caravana deverá estar realizando reuniões com os parlamentares de seus Estados, buscando apoio da bancada a aprovação do Piso Salarial Nacional do ACS e ACE.
- após o almoço (14:00h): “Ato público” no salão de acesso ao Plenário Verde da Câmara de Deputados, com presença de todos os parlamentares da Frente Parlamentar de Apoio ao Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, e em seguida, deverá ser feito encaminhamentos para os participantes da Mobilização ter acesso à galerias do Plenário da Câmara de Deputados.
As mobilizações dos dias 14 e 15 estarão sendo confirmadas posteriormente já que muito do que deverá ser realizado nesses dias dependerão do resultado dos trabalhos do dia 13/08.
A CONACS avisa a todos os participantes da Mobilização da próxima semana, que estará disponibilizando camisetas do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, ao custo de R$ 10,00 (dez reais), e as caravanas que desejarem fazer reservas das camisetas deverão entrar em contato pelos telefones 62 9949-8365 (vivo) ou 62 8196-3838 (tim).
Marcio faça uma matéria sobre o movimento da categoria em Brasília através da CONACS
ResponderExcluirOBRIGADO!!!!!!
marcio depois destas datas marcadas no texto acima entre no site da conacs,e passe todas informaçoes.
ResponderExcluire brincadeira uma coisa dessa,o governo federal nao ia depositar so o dinheiro dos agentes de saude,e porque os de combate as endemias nao seria depositado tambem si na verdade e uma verba so que entra na conta dia 25 de cada mes.
ResponderExcluirvou entrar com uma açaõ judicial contra a prefeitura de canapi ,porque sei que estao defamando o cidadaõ canapiense..aguardem voçes vao ver...
ResponderExcluir