quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ESCOLA ANANETE CAVALCANTE REALIZA SEMINÁRIO SOBRE DROGAS EM CANAPI



Por: Marcio Martins

A Escola Municipal Ananete Cavalcante localizada no povoado furquilha, zona rural do município de Canapi encerrou no ultimo dia (26) um grandioso projeto sobre drogas. 

Idealizado pelo professor Marcelo e abraçado por todo o corpo docente da instituição de ensino, o projeto atraiu a atenção de toda comunidade escolar, foram 90 dias de diversas atividades, apresentações, exposições, caminhadas, júri simulado, apresentação teatral e palestras ministradas pela psicopedagoga Sonielma, pelo Diretor do posto de saúde municipal DEDA e pelo Conselheiro Tutelar Marcio Martins.

O evento foi bastante prestigiado, por lá passaram além dos palestrantes, pais, professores, alunos, ex-alunos, o diretor da escola estadual Luiz Bastos, Marcio Malta, o vereador Aloísio Basílio e os conselheiros tutelares Maylsom Freitas e Adriano Nogueira.

Com o objetivo de conscientizar os jovens sobre os perigos do uso das drogas, o tema central do projeto Sou vivo, não uso drogas trouxe a tona uma realidade muito cruel para aqueles que decidem trilhar por esse caminho, realidade essa que foi discutida, debatida e assistida durante todo o decorrer do projeto, mais foi no evento de encerramento do projeto que todos puderam ver a grandiosidade de um trabalho que feito em parceria pode dar certo. E foi exatamente o que aconteceu, não houve um só participante que não elogiasse a organização e as apresentações do seminário.

Os alunos deram um show de criatividade e conhecimento, a começar pela adolescente Polyane que fez todo o cerimonial de apresentações de maneira clara e objetiva, seguida da apresentação da aluna Bruna que caracterizada fez um monólogo sobre drogas e das explicações e vídeos apresentados pelas alunas Jaqueline e Jociene que em seguida falou sobre drogas licitas.

Também esbanjaram conhecimento os alunos, Celeziane falando sobre o incentivo da mídia ao consumo de drogas, Rafaela declamando um belíssimo cordel, Alex e Elidiane explicando o que são drogas Ilícitas e Janielma que apresentou vídeos das propagandas no combate as drogas.

Em seguida o coordenador da escola Junior e a professora Valéria cantaram uma belíssima música chamada coisa de Deus, tema da fazenda esperança, instituição que trabalha com a recuperação de dependentes químicos e que recebeu a visita de alunos e professores da instituição de ensino durante o decorrer do projeto.

Se apresentaram ainda os alunos Denilsom, Fabricia, Eduarda e Bruna com uma paródia da música da Banda Raça Negra, mim drogo mais não quero, Marcia, Ednaldo e Wellita discutindo o papel das instituições no combate as drogas, Aparecida e Daniel com uma mensagem dramatizada e Samuel que apresentou um vídeo sobre a ilusão que o mundo das drogas proporciona.

Polyane que fazia todo o cerimonial, ainda apresentou uma edição especial do Jornal Nacional, feita pelos alunos, caracterizados como os jornalistas da TV GLOBO, em seguida a professora Josenilda fez um depoimento emocionante sobre o alcoolismo que levou para a morte seu tio ainda muito jovem deixando duas filhas órfãs de pai.

Mais as emoções foram afloradas em diversos momentos durantes as apresentações e foi durante a apresentação de uma peça teatral onde os alunos encantaram o público com uma apresentação digna de profissionais. A peça denominada quando a vela se apaga emocionou a todos, contava uma história baseada na mais pura realidade de quem decide entrar no mundo das drogas, finalizando com a morte dos envolvidos. Maquiagem, caracterização e até mesmo um caixão deram um toque especial a que segundo os participantes e convidados foi melhor peça teatral já realizada por alunos da rede de ensino de Canapi.

O diretor Luiz Viera que em seu discurso falou da importância da realização de projetos como este nas escolas, disse que irá tentar levar o projeto a outras escolas da rede municipal e estadual do município e agradeceu a todas as pessoas que se empenharam na realização do projeto. No final, o diretor ainda se apresentou como cantor revelação e ao lado do coordenador Junior cantou uma música de engenheiros do hawai somos quem podemos ser.

O encerramento do seminário coube ao professor Marcelo, momentos antes da fala dos convidados de honra que foram só elogios a direção, aos professores e aos alunos que foram aplaudidos de pé após o encerramento da apresentação teatral. Para Marcio Malta os alunos demonstraram que são talentosos e que o que faltam são políticas públicas para a juventude do município, que hoje estão acostumados a triste cultura local de se divertir se embriagando pelos bares e praças deste e de outros municípios, em seguida o presidente do grêmio estudantil da escola falou de sua grata satisfação em representar seus colegas e da importância dos jovens na luta pela democracia no período da ditadura, já o conselheiro tutelar Marcio Martins em sua fala, disse que ficou arrepiado quando viu um adolescente apesar de sua pouca idade falando das lutas contra a ditadura e finalizou dizendo que aqueles que ficaram em casa assistindo a novela para saber se Griselda iria perdoar Antenor, perderam um show de conhecimento e de talentos do alunado da Ananete e finalizando os pronunciamentos, o vereador Aloísio Basílio parabenizou a todos e se colocou a disposição sempre no que for necessário para promoção de novos eventos e projetos.

Encerrado os pronunciamentos dos convidados o professor Marcelo homenageou com plca e troféu aos profissionais que contribuíram com a realização do projeto e agradeceu a todos os participantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)