Estamos falando do município de Canapi, alto Sertão alagoano, distante 213 km da capital Maceió e cujo acesso se dá por meio da BR-316. Uma rodovia federal que, por sinal, mais parece um desafio para peregrinos. Sem sinalização, e com iluminação deficiente, o próprio Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) reconhece a estrada como ‘inviável para trânsito noturno’. Aos moradores, resta enfrentar as improbabilidades – e até enfrentar os riscos de criminalidade – caso possuam alguma urgência.
Na cidade, o clima é temperado, com temperatura que normalmente chega aos 36º e sua extensão territorial é de 574,3km². A cidade faz divisa com Mata Grande, Inhapi, Maravilha, Ouro Branco e Santana do Ipanema e ainda vive, mesmo nos tempos de hoje, da agricultura de subsistência, da renda do Programa Bolsa-Família e dos recursos do FPM – Fundo de Participação dos Municípios.
Educação, IDH e Bolsa-Família
Em Canapi, três escolas, duas municipais e uma mantida pelo Estado, abrigam os estudantes da cidade, que, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - 2007/2009, do Ministério da Educação, não apresentaram bons resultados no exame da Prova Brasil.
O IDEB é um índice que combina o rendimento escolar às notas da Prova aplicadas a crianças da 4ª e 8ª séries, podendo variar de 0 a 10. Nessa avaliação, a cidade ficou em 3.897.ª posição, entre as 5.564 existentes em todo o Brasil, quando avaliados os alunos da 4.ª série , e na 4.324.ª, no caso dos alunos da 8.ª série. Em números gerais, o IDEB nacional, em 2009, foi de 4,4 para os anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas e de 3,7 para os anos finais.
percentual de alfabetização da população com 15 anos ou mais de idade, em 2010, era de 59,7%.
E o Índice de Desenvolvido Humano de Canapi também é baixo. Apenas para lembrar, ele é o mecanismo utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
O resultado do IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior a qualidade de vida nos municípios. Quando as condições de vida são altas, o IDH pode variar entre 0,8 a 1 e, do contrário, ele fica abaixo de 0,5. Canapi, de acordo com o Cendo do IBGE de 2000, teve IDH de 0,507.
Policiamento
Não fosse a constatação feita pelos próprios policiais de que a cidade é 'tranquila' e sem muitos incidentes, a segurança de Canapi estaria extremamente comprometida. Com a delegacia completamente fechada - devido à greve da Polícia Civil -, na Polícia Militar o esvaziamento é visto a partir da porta do posto.
De acordo com policiais que atuam no local, só existem dois plantonistas por dia e a única viatura da cidade está quebrada. Por isso, quando a necessidade exige, os PM’s fazem uso do veículo particular. "Eu uso minha moto. Aqui até temos uma viatura, mas ela em manutenção tem mais de um mês. Nunca voltou do conserto", disse o militar que preferiu ter sua identidade preservada.
A saúde em Canapi está quase na UTI. Por ser cidade do Sertão, a Prefeitura encontra dificuldades para contratar médicos e, dainte dos poucos recursos que lhes chegam, não tem dinheiro para construir hospitais e nem novos postos de saúde. “Quando tem um paciente mais grave, a solução é encaminhá-lo para Santana do Ipanema. Já tivemos casos, por exemplo, de parturiente que teve o filho dentro da ambulância. Infelizmente não há muito o que fazer quando a situação é de urgência ou emergência. Por isso, tentamos melhorar as equipes de Saúde da Família”, explicou Kleberson Fabiano Martins, secretário municipal de Saúde.
Segundo ele, não é fácil encontrar um médico que queira trabalhar no município. “Nós oferecemos um salário de R$ 10,2 mil para um médico da Estratégia da Família, mas, mesmo assim, poucos aceitam a proposta. De todo modo, com as equipes formadas, tentamos alcançar o máximo de casas posível para evitar que a população tenha maiores problemas de saúde”, disse ele.
Foi descoberta, ainda, que a única unidade de saúde básica, que abriga a maternidade da cidade, não possui obstetra. Isso significa dizer que nenhuma gestante teve seu bebê pelas mãos de um profissional especializado.
“Nós somos cinco parteiras que nos dividimos no trabalho de ajudar no nascimento das crianças”, confessou Jussara Maria, que estava de ‘plantão’ no dia da visita da Gazetaweb ao município.
Água e esgotamento sanitário
Em Canapi, de acordo com números do IBGE de 2010, 26,5% dos moradores tinham acesso à rede de água geral com canalização em pelo menos um cômodo do domicílio. Já com relação à população rural, os beneficiados somavam apenas 0,5%.
Outro dado apontado pelo mesmo IBGE mostrou que, até 2000, viviam em domicílios com formas de esgotamento consideradas adequadas apenas 6,1% da população da zona urbana e 0,2% da rural.
Segundo ele, telefone móvel também é artigo de luxo em Canapi. “Aqui só funciona linha da Vivo. As demais, só quando Deus dá bom tempo porque não há torres para captar os sinais”, afirmou.
E, quando o assunto é entretenimento para os moradores, os eventos se resumem a duas atividades por ano: 19 de março, ocasião das homenagens ao padroeiro São José e 22 de agosto, emancipação política de Canapi.
“Entra ano e sai ano e essa é a nossa realidade. Sonhamos que um dia esse quadro mude”, disse Isaías Nascimento.
eu morei em canapi minha mae tem irmaos la e uma cidade precaria que pena que e uma cidade esquecida cheia de problemas .
ResponderExcluir