terça-feira, 29 de novembro de 2016

Secretaria Municipal de Educação realiza cerimônia de abertura dos 1º Jogos Internos Escolares 2016.

Evento foi prestigiado por toda a comunidade escolar (pais, alunos e professores). Confira as melhores fotos!

Por: Redação
Créditos: Semed/Canapi e Maylsom Fotografias

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta segunda-feira (28), no Ginásio Poliesportivo Hermes Francisco de Lima uma belíssima cerimônia de abertura do 1º Jogos Internos Escolares 2016 envolvendo toda rede municipal de ensino.

O evento foi inspirado na cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio2016 e teve inicio com o desfile de todas as delegações (escolas) que participarão dos jogos. Após o encerramento do tradicional desfile, vieram as apresentações de danças onde cada escola fez sua apresentação e ainda pôde prestigiar as apresentações do Grupo de “pau e lata” da Cactus/Visão Mundial e do Grupo de Capoeira Alago’Art convidados para abrilhantar ainda mais o evento.

Além dos alunos, professores e profissionais da educação em geral, o evento contou com a presença de vários pais, os quais, apesar de visivelmente chateados por conta do atraso de cerca de 2hs para o inicio das apresentações, acabaram ficando encantados com o que viram e no final parabenizaram a organização e todos os alunos envolvidos.

O encerramento ficou por conta da Secretária Municipal de Educação Aline Vieira que agradeceu aos alunos e ao empenho de todos os profissionais da educação municipal, da serviçal ao mais gabaritado professor que tornaram o evento possível.

Feita a abertura dos jogos, as competições serão realizadas cada qual em suas respectivas escolas entre os dias 29/11 e 02 de Dezembro.

As competições estudantis são uma oportunidade de estímulo ao espírito esportivo, além de difundirem os valores do esporte entre os jovens estudantes.
























segunda-feira, 28 de novembro de 2016

OPERAÇÃO TATURANA: Celso Luiz é condenado e perde direitos políticos por 10 anos.

Com a condenação praticamente foram "enterradas" as chances do atual gestor afastado voltar ao comando do município, apesar da decisão ainda caber recurso. 

Por: Redação com Cada Minuto
Crédito: Montagem: Ascom/Canapi com Caio Loureiro

A novela referente ao julgamento dos processos referentes à “Operação Taturana” , deflagrada em 2007, ganhou um novo e importante capítulo no início da tarde desta segunda-feira (28). A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) condenou, nove deputados ou ex-deputados estaduais por improbidade administrativa, penalizando os envolvidos com pagamento de multas, suspensão dos direitos políticos e perda de cargo ou função pública que esteja ocupando no momento.

O julgamento desta segunda-feira, que havia sido suspenso por três vezes, tratava dos recursos apresentados pelos advogados de Arthur Lira e Cícero Amélio, cujas defesas alegavam ausência de citação pessoal dos réus. Posteriormente foram votadas as alegações de Cícero Almeida, cuja defesa alega prescrição de prazo processual.
Quanto aos réus Arthur Lira e Cícero Amélio, os três desembargadores que participaram do início do julgamento, Domingos Neto, Fernando Tourinho e Celyrio Adamastor, mantiveram os seus votos. Os desembargadores Paulo Lima e Elisabeth Carvalho acompanharam o relator, Domingos Neto. Assim, por 4 a 1, a condenação foi mantida.
Na sequencia, os três desembargadores que participaram do início do julgamento também mantiveram seus votos quanto ao réu Cicero Almeida. Os desembargadores Paulo Lima e Elisabeth Carvalho acompanharam o relator também nesse caso. Assim, por 4 a 1, a condenação foi mantida quanto ao réu.
Dessa forma, foram mantidas as condenações em segundo grau para Arthur César Pereira de Lira, Manoel Gomes de Barros Filho, Paulo Fernando dos Santos, Maria José Pereira Viana, Celso Luiz Tenório Brandão, João Beltrão Siqueira, Cícero Amélio da Silva, José Adalberto Cavalcante Silva e José Cícero de Almeida, além do Banco Rural.
A decisão determina, para todas as pessoas condenadas, o ressarcimento ao erário em valores que vão de R$ 182 mil e R$ 435 mil; pagamento de multa civil no mesmo valor do ressarcimento; suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 10 anos; impossibilidade de contratar com o Poder Público também por 10 anos; e perda do cargo, emprego ou função pública que esteja ocupando no momento.
Já ao Banco Rural foi imposta a proibição de contratar com o Poder Público por 3 anos e multa civil no valor de cem vezes a remuneração recebida pelos deputados estaduais em janeiro de 2003, conforme estabelece o artigo 12, inciso III, da Lei de Improbidade Administrativa.
Perdas de cargos e direitos políticos não serão automáticas, uma vez que cabe recurso. Todas as sanções só serão aplicadas após o trânsito em julgado (fim dos recursos). O que pode ocorrer - e o procurador Sérgio Jucá disse à imprensa aqui que vai ocorrer - e que todos eles não vão poder se candidatar nas próximas eleições. Mas essa questão depende de a Justiça Eleitoral reconhecer a inelegibilidade, com base da lei da ficha limpa.
*Com informações TJ




sábado, 26 de novembro de 2016

Emater/Canapi inicia inscrição do Garantia Safra/2017 na próxima segunda.

Público alvo serão os agricultores com a DAP “B”. Quem já se inscreveu este ano não precisa se inscrever novamente.

Por: Redação com Emater/Canapi

A Emater/Canapi comunica a todos os agricultores do município, que estará dando início às inscrições do Garantia Safra/2017 na próxima Segunda-Feira (28) em sua sede na Avenida Joaquim Tête, ao lado da delegacia, atendendo aos usuários com a DAP “B”.  


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Clientes contemplados do mês de Novembro/2016 da Eletropetromotos em Canapi.


Grupo: 326
Cota: 17
Cliente: Maria Rita dos Santos Nunes
Contemplação:  01 Honda Pop 100
com 46 parcelas pagas

Grupo: 342
Cota: 36
Cliente: Lindinalva Lima dos Santos
Contemplação: 01 Honda Pop 100
com 52 parcelas pagas


Próximo sorteio será no dia 16 de Dezembro de 2016 as 09:00hs da manhã na Rua Sônia Malta - Centro

Boa sorte a todos!

ELETROPETROMOTOS SEU SONHO NA DIREÇÃO CERTA!!!


Confira aqui os sorteios anteriores:

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Candidaturas "laranjas" de Mulheres em Canapi são investigadas pelo Ministério Público Eleitoral em Alagoas.

Pelo menos 10 candidatas que tiveram entre (0 e 1 voto) serão investigadas, podendo inclusive responder pelo crime de falsidade ideológica eleitoral, 05 delas pela coligação do prefeito eleito Vinicius de Zé Hermes. Ação é uma recomendação da PRE - Procuradoria Regional Eleitoral para todos as promotorias eleitorais do estado.

Por: Redação com Ascom-MPF/AL
Crédito: Montagem (Google Imagens com Ascom/MPF/AL)

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Alagoas expediu orientação, na última quinta-feira (17), para que promotores eleitorais, que oficiam nos municípios em que candidatas ao cargo de vereador não receberam voto, instaurem procedimento preparatório eleitoral (PPE) para apurar a veracidade das candidaturas e responsabilizar partidos que usaram “candidatas laranjas” para driblar a legislação eleitoral em Alagoas e os candidatos eleitos que se beneficiaram da fraude.

De acordo com o procurador regional eleitoral Marcial Duarte Coêlho, “a cota de participação feminina nas candidaturas é mais uma conquista das mulheres na política, mas o que podemos ver é que muitas destas mulheres são usadas para que os partidos consigam cumprir o requisito dos 30% de vagas para o sexo feminino, já que a maioria são homens”. Segundo a Lei das Eleições, no mínimo 30% das candidatas devem ser mulheres. Do total de 16.131 candidatos que tiveram votação zerada, em todo o Brasil, 14.413 foram mulheres.

Deste total pelo menos 04 com votação zerada são de Canapi, 02 pela coligação por mais liberdade e alegria, 01 pela coligação (PP/PTdoB) e 01 pela coligação a Vez do Povo. Outras 06 candidatas aparecem com 01 voto apenas, 03 pelo (PSD) e 03 pela coligação por mais liberdade e alegria, que conseguiu eleger o seu candidato a majoritária e fez 07 das 11 vagas da Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo Coêlho, “as candidaturas fictícias são identificadas com gastos de campanha inexistentes ou irrisórios e votação zerada e ínfima. Este ano, o Ministério Público Eleitoral estará especialmente atento a essa prática ilícita e fraudulenta com o intuito de fazer valer a lei que garante espaço para mulheres, mas não apenas para cumprir requisito, mas para utilizar este espaço com autonomia e participar do processo eleitoral em igualdade de condições com os candidatos homens”.

De acordo com o Código Eleitoral, as “candidaturas laranjas” configuram, ainda, o crime de falsidade ideológica eleitoral, por esta razão, entre as diligências recomendadas pela PRE, uma vez comprovada a fraude, os responsáveis pelo crime de falsidade ideológica eleitoral (art. 350) devem ser denunciados e a ação penal será instruída com o PPE instaurado.

Além da ação penal, a fraude também poderá fundamentar ação de impugnação de mandato eletivo e ação de investigação judicial eleitoral. No entanto, em respeito à finalidade da política afirmativa voltada a promover o aumento da participação política feminina, a orientação expedida aos promotores eleitorais, ressalta a necessidade de não incluir as mulheres efetivamente eleitas, “a fim de evitar que, ao ensejo de combater o ilícito, sejam prejudicadas as integrantes da minoria que deveriam ser beneficiadas, frustrando-se a própria razão de ser da política afirmativa”.


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Banco do Brasil anuncia fechamento da agência de Canapi que passará a funcionar como posto de atendimento.

Anuncio faz parte das medidas de reestruturação do BB que ainda prever o fechamento de 402 agências em todo o Brasil de forma definitiva.

Por: Redação
Matéria: O Globo
Crédito: Canapi Agora

Em fato relevante divulgado ontem ao mercado o Banco do Brasil anunciou um conjunto de medidas para uma reestruturação significativa em suas operações. No pacote estão incluídos fechamento de agências e plano extraordinário de aposentadoria incentivada. Segundo o comunicado, 18 mil funcionários que já estariam em condições de se aposentar são o público-alvo do plano, que vai receber adesões até o dia 9 de dezembro. O banco já havia incentivado a demissão de 4.992. Atualmente, a instituição financeira tem um pouco mais de cem mil funcionários. Se todos aceitarem a proposta do banco, a redução no quadro será de cerca de 18%.

mesmo comunicado, o banco avisou que vai fechar 402 agências, 8% das 5.060 existentes atualmente. Também vai mudar o status de 379 unidades, entre elas Canapi que passará a funcionar como posto de atendimento. A reestruturação também vai redimensionar a direção geral, as superintendências e os órgãos regionais. As medidas serão postas em prática a partir do ano que vem.

O banco afirma, no comunicado ao mercado, que os municípios não vão ficar desguarnecidos com o fechamento de agências. Diz que a decisão foi tomada “de forma a adequar-se ao novo perfil e comportamento dos clientes, com o aproveitamento de sinergias, a otimização de estruturas e a ampliação de serviços digitais, sem comprometer a presença do BB nos municípios em que atua".

O impacto do plano de demissão será anunciado após o período de adesão em dezembro, mas o fato relevante anuncia a economia com o fechamento das agências: “É estimada em R$ 750 milhões, sendo R$ 450 milhões decorrentes da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões da redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras”, diz o comunicado do BB.

domingo, 20 de novembro de 2016

Prefeitura e empresa responsável pelo concurso público cancelam o certame e deixam inscritos no prejuízo.


Em nota a empresa apesar de discordar da decisão do prefeito interino resolveu seguir o decreto de cancelamento do certame um dia depois de afirmar a redação deste blog que manteria as provas do concurso na data marcada.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Montagem

A Advise empresa paraibana responsável pela realização do Concurso Público Municipal surpreendeu a todos na manhã deste sábado (20) ao tornar público em seu site uma nota datada do dia 17/11 em resposta ao decreto de anulação do certame pelo prefeito interino Genaldo Soares Vieira, o “Vieira do Povão” confirmando definitivamente o cancelamento do concurso público, tudo isso, um dia depois de em contato com a redação deste blog, através do seu representante em Alagoas ter afirmado que manteria a realização das provas objetivas para o dia 04 de Dezembro conforme publicado em seu site no dia 03/11.

Na nota a empresa diz lamentar a decisão do gestor interino a qual considera uma decisão unilateral que trará grandes prejuízos a todos que investiram no presente certame, e que entende a decisão como uma genuína ingerência política. Diz ainda, que o certame não está sendo cancelado pelo TCE e nem tampouco, pelo MPE, mas sim pela atual administração municipal que alega não encontrar na sede do órgão nenhum documento que registre a legalidade do concurso público.

Mais uma vez o povo paga a conta

Se da ultima vez que tivemos um concurso público cancelado no ano de 2012, à devolução do pagamento da taxa de inscrição levou 04 anos e ainda deixou a grande maioria dos inscritos “a ver navios”, o que a população canapiense e os concurseiros deste estado a fora podem esperar daqui pra frente com mais esse cancelamento, de mais esse concurso municipal? Fazemos este questionamento, tendo em vista que nem o governo, tampouco a empresa em suas alegações e justificativas mencionaram absolutamente nada sobre qualquer possibilidade de devolução dos valores pagos pelos inscritos. E o pior ainda não é isso, mas as infundadas justificativas do prefeito interino que argumenta não ter encontrado nenhum documento que comprove a legalidade do processo de contratação da empresa responsável, a qual por sua vez alega estar de posse destas documentações, porém, ao invés de recorrer à justiça conforme havia afirmado a redação deste blog em manter o concurso, resolve publicar apenas uma nota em seu site aceitando e confirmando definitivamente o cancelamento do certame. Por outro lado, o prefeito interino “Vieira do Povão” que diante dos fatos, não faz jus ao apelido que recebera, poderia muito bem solicitar ou até mesmo requisitar da empresa toda a documentação comprobatória de contratação pela Prefeitura Municipal para realização do certame, ou mesmo, acionar a justiça para que o prefeito afastado e seus comissionados responsáveis pelo arquivamento de todo o processo licitatório dessem de conta em caráter de urgência de toda a documentação que o atual gestor afirma ter sido subtraída da sede da Prefeitura Municipal, o que configura crime de SUBTRAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO de acordo com o Art. 305 do Código Penal Brasileiro com pena de reclusão, de dois a seis anos, e multa. Porém, ao invés de fazer isso, o gestor interino preferiu seguir a cartilha da maioria de seus colegas prefeitos e jogar a conta para o povo, afinal de contas, que beneficio trás para a população o cancelamento do presente concurso tendo em vista que conforme mencionou a empresa não foi detectado pelos órgãos fiscalizadores nenhuma irregularidade no processo licitatório de contratação da empresa, apesar dos inúmeros adiamentos da data de realização do certame?

O cabresto é sempre mais em conta

Pois é! Pra que fazer concurso público e tornar seus aprovados em eleitores independentes que em tese não precisariam se humilhar atrás de emprego em troca de votos?

Pra que fazer concurso público e prejudicar politicamente o próximo gestor que ficará impedido de cumprir com seus “supostos” acordos políticos de empregar seus eleitores e os eleitores dos vereadores e cabos eleitorais que o apoiaram?

Definitivamente o cabresto sai bem mais em conta... pois nenhum sociedade é livre quando sua fala, ações e atitudes são ditadas pelo poder de quem supri sua necessidade a seu bel prazer.

Esclarecimento

Tendo em vista a recente nota publicada no site da empresa paraibana Advise que se tornou pública somente neste sábado (19) apesar de ter sido datada no mesmo dia em que seu representante em Alagoas em contado com a redação deste blog ter confirmado a aplicação das provas objetivas para a data marcada (04/12). Esclarecemos que jamais a redação deste blog usou de má fé ou fatos inverídicos para elaboração de suas matérias e/ou artigos de opinião, e que não seria dessa vez que iria jogar toda sua credibilidade e imparcialidade no lixo pela “indução” da empresa responsável pelo concurso público municipal ora cancelado, ao nos repassar uma informação à tarde e a noite redigir uma nota com outro conteúdo sem ao menos ter a consideração de nos informar absolutamente nada sobre a aceitação e confirmação do cancelamento. Desde já, esclarecemos que todo o diálogo com o representante da empresa encontra-se em nossos arquivos para registro de comprovação dos fatos narrados na seguinte matéria: EXCLUSIVO! Empresa responsável pela realização do Concurso diz que decreto de anulação pelo prefeito interino não tem fundamento e que manterá a data das provas objetivas sob acompanhamento dos órgãos fiscalizadores.


Clique na imagem para ampliar

FALTA D’ÁGUA: Prefeitura Municipal manifesta indignação com a CASAL e cobra urgência no abastecimento.

Em nota a atual administração alega ainda que tem feito o que pode prestando assistência aos munícipes através de carros pipa.

Por: Assessoria

Diante de uma grande falta de assistência da companhia de saneamento de ALAGOAS (CASAL) A Prefeitura Municipal de Canapi, vem a público manifestar sua indignação com a tamanha falta de respeito com o povo de nossa cidade. Neste momento em que através de carros pipa a administração vem prestando relevados serviços ao povo, pede aos senhores diretores da empresa que iniciem o mais rápido possível o abastecimento da cidade, pois o povo já não suporta essa triste realidade. Pedimos em caráter de urgência uma solução imediata. A sociedade espera uma resposta o mais rápido possível!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

EXCLUSIVO! Empresa responsável pela realização do Concurso diz que decreto de anulação pelo prefeito interino não tem fundamento e que manterá a data das provas objetivas sob acompanhamento dos órgãos fiscalizadores.

Processo licitatório teria transcorrido de forma transparente sendo encaminhado para o TCE – Tribunal de Contas do Estado garante a empresa.

Por: Redação
Crédito: MS

A empresa Advise responsável pela realização do Concurso Público Municipal disse em contato com a redação deste blog, que irá manter a data das provas objetivas do certame uma vez que considera nulo o decreto do Prefeito interino “Vieira do Povão” tendo em vista que os argumentos apresentados pelo gestor não tem fundamento já que todo o processo de contratação da empresa teria sido feito de forma transparente e encaminhado para o principal órgão de fiscalização do certame, o TCE - Tribunal de Contas do Estado.

Disse ainda, que a decisão do prefeito interino é uma decisão política e a classificou de “insana” prometendo recorrer à justiça e aos órgãos fiscalizadores; Ministério Público de Contas, Ministério Publico do Estado de Alagoas, Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e até mesmo a Policia Federal para acompanhar a aplicação das provas objetivas, que continuam mantidas para o dia 04 de Dezembro conforme estabelecido no ultimo comunicado oficial publicado no site da empresa.

Sobre a publicação de uma nova nota em seu site com relação à polêmica decisão do prefeito interino, a empresa disse que estará definindo com o seu departamento jurídico nesta sexta-feira (18).

Nossa redação também tentou contado com o SINDSCAN – Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Canapi para saber qual a posição da entidade sob a anulação do certame, mas o telefone do seu presidente estava na caixa postal.






terça-feira, 15 de novembro de 2016

Tatuador canapiense impressiona pela perfeição e realismo de sua arte.

Artista também se destaca nas pinturas em tela, paredes, blusas e desenhos a lápis e caneta dos mais variados temas e estilos.

Por: Marcio Martins
Créditos: Gilmário Tattoo

Tatuagens fazem parte de um imaginário coletivo. Ainda sob muitos aspectos, bastante negativo. Ninguém sabe dizer o porquê, mas quando mencionamos o tema, o olhar e a contração dos lábios já expressa o desconforto.

Até bem pouco tempo, a tatuagem era um reduto eminentemente masculino. Tal liberdade cabia para expressar um ato de amor, um rito de passagem, aceitação ou outros significados, possíveis de representar uma emoção através de símbolos. Como estava relacionada também a marginalidade, pouquíssimas mulheres, tatuavam seus corpos e, se o faziam, se caracterizava como uma forma de rebeldia.

Hoje, a tatuagem esta disseminada entre homens e mulheres, mas talvez, muitas ainda, não o façam pela dor. Porém, cada vez mais elas querem gravar em cores, estilos, formas, como um pintor em sua tela, a visão que tem do mundo, na sua pele.

E se neste país a fora, temos inúmeros artistas capazes de reproduzir a vida em cores, estilos e formas não apenas na pele, mas em folhas e telas, em Canapi não é diferente. Mas como assim em Canapi? muito se questionam... Não me diga que em um município tão pequeno, localizado no alto sertão de um dos menores estados do país, mora um profissional desse gabarito? Pois é; não só digo como provo o brilhantismo de sua arte.

É aqui mesmo que reside um dos maiores artistas que tenho o prazer de conhecer e tê-lo não só como conterrâneo, mas como amigo, não que seja aquele amigo íntimo, mas amigo. Refiro-me ao tatuador e desenhista Gilmário Leite, ou melhor, o profissional Gilmário Tattoo que todos respeitam e admiram pela perfeição e realismo de sua arte e principalmente pelo seu caráter e profissionalismo.

Certo que fala bem de alguém quando a admiramos, ou falar mal quando não lhe temos simpatia, é fácil, por isso neste momento ao fazer a leitura desta matéria, que também pode ser considerada um artigo de opinião, talvez alguém possa está imaginando: Poxa! Marcio está é “puxando o saco” do cara! O que não é nenhum absurdo pensar assim, levando em considerando que elogiar o que os outros não têm conhecimento, é de fato duvidoso, porém, fiz questão de anexar a esta matéria ou artigo (como o leitor preferir considerar), alguns trabalhos deste grande artista canapiense.

Portanto, apreciem “sem moderação” e tirem suas próprias conclusões!

TATUAGENS




























PINTURA EM TELA











DESENHO A LÁPIS







  







ESTUDO FEITO A CANETA

PINTURA EM BLUSAS

PINTURA EM PAREDE

REPRODUÇÃO FOTOGRÁFICA A LÁPIS
 






Para saber mais sobre o trabalho deste grande artista ou mesmo contratar seus serviços é só entrar em contato pelo telefone:. (82) 981439760


Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)