sexta-feira, 27 de novembro de 2015

População canapiense quer saber como o governo municipal pretende realizar mais um concurso público sem devolver o dinheiro das inscrições do certame anterior.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Google Imagens

Não se fala em outra coisa nos últimos dias em Canapi e região depois que a Prefeitura Municipal divulgou a aprovação de um projeto de lei encaminhado a Câmara de Vereadores autorizando a realização de mais um Concurso Público com centenas de vagas em diversos cargos de nível Superior, Médio e Fundamental completo e incompleto. Só que diferente do que muitos pensavam, não é a possibilidade de ingressar em um emprego público que tem sido o principal assunto debatido entre os sertanejos, o cancelamento do certame anterior e a retenção do dinheiro das inscrições de todos os candidatos inscritos a época tem feito à população desacreditar na credibilidade de um novo concurso público municipal sem uma decisão definitiva da justiça quanto ao anterior, bem como a devolução dos valores pagos de inscrição.


Outro fato que também tem gerado grande desconfiança por parte dos prováveis candidatos que podem vir a disputar uma das vagas do certame, é a altíssima quantidade de vagas em aberto, ou seja, mais de 400 vagas, um número considerável quando comparado a outros concursos públicos em municípios sertanejos como; Olho D’água do Casado, Delmiro Gouveia e Inhapi que não passaram das 300 vagas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Torcida Corinthiana Canapiense comemora com Carreata e Show ao Vivo o Hexacampeonato do Timão.

Por: Redação
A conquista do título de Hexacampeonato Brasileiro pelo Corinthians foi comemorada não só em São Paulo, mas em várias partes do País, inclusive em Canapi com direito a carreata e Show ao Vivo com Anderson Ramalho e o Garotinho de Alagoas.
Como já é tradição em outras partidas decisivas envolvendo o Timão, integrantes da torcida do Corinthians em Canapi já consagrados Hexacampeões contra o Vasco da Gama na rodada anterior, acompanharam o jogo contra o São Paulo, um dos seus principais rivais que na tarde deste domingo levou um verdadeiro "chocolate" do timão. Foram seis gols, um pra cada titulo brasileiro, numa verdadeira aula de futebol.
Para acompanhar a partida os integrantes da torcida Corinthiana se reuniram em um bar no centro da cidade.











sábado, 21 de novembro de 2015

Canapi recebe nota ZERO da Controladoria Geral da União em transparência.


Ranking divulgado pela CGU ainda aponta outros 37 municípios alagoanos que não cumprem a Lei de Acesso a Informação.

Por: Redação
Matéria: Vanessa Siqueira/Cada Minuto


Um ranking divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU) que mostra quais são os estados e municípios brasileiros que cumprem a Lei de Acesso à Informação mostra um quadro preocupante em Alagoas. O estado aparece como 17º colocado, mas 38 municípios dos 47 avaliados receberam nota zero, entre eles; o município de Canapi no Alto Sertão Alagoano.
A Escala Brasileira de Transparência (EBT) é uma metodologia utilizada pela Controladoria para medir a transparência no país. O principal objetivo é avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Na escala, o Estado de São Paulo lidera a lista como o mais transparente, seguido de Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Minas Gerais.
Alagoas ficou na 17ª colocação, com uma nota de 7,92 numa escala de 0 a 10. No grupo considerado como intermediário, além de Alagoas estão Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco. O último estado da lista é Amapá, que registrou nota zero.
Com relação a capitais, Maceió aparece em 23º com uma nota de 3,89, atrás de Belém (PA) e Boa Vista (RO). Quando comparada com os demais municípios brasileiros, a capital alagoana vai para a 296ª colocação.
Junto com os demais municípios do estado que foram avaliados pela Controladoria Geral da União, São Miguel dos Milagres aparece logo em seguida na 370ª posição com uma nota de 2,78. Arapiraca ficou em 409º com uma nota de 2,50 de transparência.
Na lanterna dos municípios com nota zero em transparência estão Água Branca, Barra de São Miguel, Belém, Branquinha, Cacimbinhas, Canapi, Coqueiro Seco, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Jaramataia, Joaquim Gomes, Jundiá, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Marechal Deodoro, Marimbondo, Messias, Murici, Olho D’ Água das Flores, Olho D’ Água do Casado, Olho D’ Água Grande, Ouro Branco, Paripueira, Piranhas, Quebrangulo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Satuba, Senador Rui Palmeira, Taquarana, Teotonio Vilela e Traipu. 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Creche Municipal Casulo Menino Jesus realiza projeto em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Por: Redação
Créditos: Facebook/Creche Casulo

Com o objetivo de valorizar as contribuições da etnia negra na formação cidadã ainda na primeira infância, a Creche Municipal Casulo Menino Jesus encerrou nesta quinta-feira (19) o projeto Consciência Negra.

O projeto é uma das metas no Projeto Político Pedagógico a valorização da cultura negra na sociedade brasileira, que a direção da Creche Municipal, professores e funcionários em geral desenvolveram com perfeição, de forma lúdica e criativa, tais como:
  • Histórias e músicas a respeito das tradições culturais;
  • Hábitos e costumes socioculturais como: alimentação, artes, vestimentas, desfiles, brinquedos, atividades de lazer e trabalho; e...
  • Utilização de fotos e diversos materiais para observação da cultura africana.

Dessa forma, a equipe pedagógica conseguiu realizar um projeto que ajuda a combater toda e qualquer forma de preconceito racial, acreditando que a educação deve ser cidadã e democrática, proporcionando oportunidades iguais para todos independente da cor da pele.

  




  

Bandidos assaltam Posto de Combustíveis, Mercado, Farmácia e Padaria em Canapi.

Ação criminosa de forma consecutiva aconteceu em menos de trinta minutos. Polícia realiza buscas para capturar os criminosos.

Por: Radar 89
Crédito: Divulgação/Google Imagens

Bandidos armados e em uma motocicleta cujas características não foram anotadas, realizaram no início da noite desta quinta-feira (19), um arrastão em vários estabelecimentos comerciais no município de Canapi. Os assaltantes fugiram sem serem identificados, uma equipe do Pelotão de Operações Especiais (PELOPES) foi designada para dar apoio nas buscas dos ladrões.

De acordo com testemunhas, os criminosos chegaram em um posto de combustíveis renderam o frentista e anunciaram o assalto, ainda no estabelecimento, os dois adentraram na conveniência que funciona também uma pizzaria e anunciaram o assalto. Em seguida eles assaltaram um Mercadinho, uma Farmácia e uma Padaria e fugiram tomando destino ignorado.

As ações realizadas de forma consecutiva assustaram a população, a Polícia Militar foi acionada e realiza buscas no intuito de capturar os indivíduos.

A quantia levada dos estabelecimentos comerciais pela dupla não foram divulgadas, o caso será investigado pela delegada Gracielle Marques titular da delegacia distrital.

Prefeitura Municipal diz que recursos dos precatórios do antigo Fundef podem ser investidos onde houve mais necessidade para o município e que a Justiça já "bateu o martelo" sobre a matéria.

Confira na integra a nota foi enviada pelo setor jurídico da atual gestão municipal a redação deste blog.

Por: Redação
NOTA: Agnelo Baltazar
Procurador Municipal

A VERDADE SOBRE O RECURSO QUE O MUNICÍPIO DE CANAPI GANHOU NA JUSTIÇA.

Muito já se especulou acerca da quantia que a União foi condenada a pagar ao Município de Canapi. Todavia os tribunais já decidiram qual deve ser o destino de tal quantia. Em primeiro lugar não foi só a Canapi que a União foi obrigada a pagar essa quantia, mas muitos outros município brasileiros também foram indenizados. A União foi obrigada a indenizar os municípios em virtude que ela não fez os repasses como deveria, e os municípios se viram obrigados a cobrir com recursos municipais o que deveria ter sido pago pela União. Assim a União foi obrigada a indenizar os municípios. Acontece que a justiça já determinou como essa verba deve ser investida. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região no julgamento do recurso AGTR130865-PE, que fica localizado em Recife, já disse que os municípios não são obrigados a investir esses valores na educação, mas, uma vez que se trata de verba indenizatória, eles podem investir em outras áreas da Administração Pública Municipal. O Superior Tribunal de Justiça no julgamento do Recurso Especial nº 1.509.457-PE também já disse que os municípios não são obrigados a investirem os valores totalmente no FUNDEB. O Subprocurador-Geral da República, Dr.  Odim Brandão Ferreira, proferiu o seu parecer no julgamento do Recurso Extraordinário  809-485-PE, onde também disse que os municípios não são obrigados a investirem os recursos recebidos no FUNDEB. E o próprio Supremo Tribunal Federal, o mais alto tribunal da justiça brasileira, também já disse que os municípios não são obrigados a investirem os valores totalmente no FUNDEB, mas, como se trata de uma verba indenizatória, eles podem investirem onde haja mais necessidade. Assim, não existe mais qualquer dúvida sobre a matéria, pois o Poder Judiciário já “bateu o martelo”, e os município não estão obrigado a investirem os valores recebidos na educação.     

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Corpo jurídico da AMA recomenda repasse de apenas 25% do repasse dos precatórios para a educação, contrariando o entendimento do MPF.

Ainda de acordo com os advogados da ação, até mesmo as Câmaras Municipais de Vereadores terão direito a 7% dos recursos, mais 15% para a saúde e o restante determinado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, de acordo com a necessidade do município e sempre respeitando a autonomia do gestor municipal.

Por: Redação com AMA/AL

Por determinação da justiça, o Governo Federal está devolvendo aos municípios recursos não repassados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que foi transformado e hoje é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb. As ações foram ajuizadas em 2003 e só agora os precatórios foram anunciados. À época, os prefeitos remanejaram o orçamento para garantir os investimentos na educação.
Segundo advogados das ações, essas receitas são de caráter indenizatório, conforme decisão judicial, portanto não compõe a cesta do Fundeb. Elas vão compor a Receita Corrente Líquida e devem resguardar 25% para educação, 15% para saúde e 7% entra no cálculo do duodécimo das Casas Legislativas para o ano subsequente à chegada do recurso. O restante é determinado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, de acordo com a necessidade do município e sempre respeitando a autonomia do gestor municipal.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, ressaltou que não se deve fazer pré-julgamentos a respeito das administrações públicas. Em tempos de crise financeira, a verba chegará para desafogar importantes setores dos municípios. “Vale frisar que o governo federal não reconheceu os direitos dos municípios. Ele reconhece o valor em função da vitória na Justiça. É uma decisão judicial. Claro que se deve fiscalizar a aplicação dos recursos. Ninguém é contra isto. Mas é preciso entender que ele entra como Receita Corrente Líquida no município. Não é todo para a Educação”, afirmou Beltrão.

Confira AQUI o entendimento do MPF e do Focco/AL - Fórum de Combate a Corrupção em Alagoas, contrário ao entendimento da associação. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Canapi irá receber mais de 17 Milhões e Seiscentos Mil reais em precatórios oriundos da Justiça Federal destinados a educação.

SINDSCAN entra com petição no Ministério Público Estadual visando garantir o rateio de 60% do montante para os professores concursados do município.

Por: Redação com GazetaWeb.com
Crédito: Montagem/Google Imagens

Um valor “extraordinário”, assim está sendo considerado o incremento de nada mais, nada menos que 17.634.917,47 nas finanças do município que será depositado na conta da Prefeitura Municipal agora em Dezembro deste corrente ano, um verdadeiro "Presente de Natal" oriundo de precatórios provenientes de processos da Justiça Federal relativo a recursos do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). 

Além de Canapi, outros 18 municípios alagoanos terão direito ao milionário incremento financeiro, como é o caso do município de Arapiraca que irá receber 8 vezes mais que Canapi, ou seja, pouco mais de 139 Milhões de Reais. Por esse motivo, o Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (Focco-AL) deu início ao trabalho de fiscalização com o objetivo de evitar que o recurso seja utilizado de forma errônea pelos gestores públicos.

De acordo com o promotor José Carlos Castro, coordenador do Focco e da Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público Estadual, os valores que cada Prefeitura irá receber é o equivalente ao dobro ou o triplo que cada uma recebe anualmente e que, utilizado de forma correta, pode transformar a educação municipal. “Tem município que vai receber cerca de R$ 20 milhões, e este valor, se direcionado exclusivamente para a educação, pode transformar a cidade numa das melhores do país nesse sentido. Precisamos monitorá-los. Já conversamos com alguns gestores e vamos fiscalizá-los, um a um”, explicou.

Os municípios de Feira Grande e Branquinha foram os únicos que já receberam a verba, o equivalente a R$ 14 milhões e R$ 10 milhões, respectivamente. Com os prefeitos e secretários municipais de cada uma das cidades, o Focco já realizou uma reunião com o intuito de explicar o objetivo da fiscalização.

Agora, o próximo passo será firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com cada gestor. Caso não haja o cumprimento, o Focco deverá ingressar com ação judicial para que seja garantida a adequada destinação dos recursos.

Participam da ação os Ministérios públicos Estadual (MPE), Federal (MPF) e de Contas (MPC), além da Advocacia Geral da União (AGU), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL).

Mas embora esteja aparentemente sendo bem vigiada a utilização destes recursos por partes dos gestores municipais, conforme o compromisso firmado entre os órgãos de controle acima mencionados, o SINDSCAN – Sindicato do Servidores Públicos de Canapi, entrou com uma petição assinada por todos os educadores municipais concursados exigindo o cumprimento da lei e o pagamento dos 60% do montante a ser rateado entre os educadores. Exigência essa, baseada na recomendação do MPF – Ministério Público Federal ao próprio prefeito Celso Luiz e a Secretária Municipal de Educação, conforme imagem em anexo.

Se confirmado o depósito e o atendimento das recomendações do MPF, cada um dos 200 professores canapienses concursados poderão receber um valor considerável que pode não só, como disse o promotor, transformar a educação municipal, mas a vida destes educadores e consequentemente a economia local.




Colisão entre veículo deixa cinco pessoas feridas em curva na estrada vicinal do Sitio Lagoa do Couro.


Por: Redação com Central do Sertão
Créditos: Central do Sertão

Um grave acidente automobilístico ocorrido na manhã desta segunda-feira (16) no Sitio Lagoa do Couro em Canapi por pouco não acabou em tragédia. Dois veículos de passeio, entre eles um gol cinza dirigido pela condutora Maria de Lourdes de 49 anos, que seguia sentido Canapi acompanhada de mais duas pessoas, identificadas por Tereza Cristina e Euclides, também residentes em Inhapi, colidiu fortemente com um outro veículo no momento em que faziam a principal curva da estrada vicinal que liga os municípios de Canapi e Inhapi.

De acordo com informações de familiares das vitimas identificadas na matéria, apesar do impacto que destruiu a parte frontal de ambos os veículos, todos os envolvidos no acidente sofreram apenas ferimentos leves, sendo medicados na unidade de saúde local de Canapi.

A Policia Militar esteve no local do acidente para averiguação das primeiras informações sobre qual dos condutores trafegava pela contra mão no momento do acidente, o que pela imagem aparentemente teria sido o condutor do outro veículo que não teve sua identidade revelada e que estaria acompanhado de outra pessoa que também não foi identificada.


domingo, 15 de novembro de 2015

Internautas fraudam enquete sobre preferência de voto na internet em beneficio dos pré-candidatos Júlio Brandão e Celso Luiz.

De um dia para o outro, pré-candidatos aumentaram seus percentuais de votos em mais de 1.000%.

Por: Redação

No ultimo dia 09 do corrente mês, lançamos uma enquete neste blog, com a seguinte pergunta: Se a eleição fosse hoje, em quais destes pré-candidatos a prefeito você votaria? A votação seguia normalmente nos três primeiros dias com o atual prefeito Celso Luiz liderando a disputa com 138 votos, seguido pelo ex-prefeito Zé Hermes com 102 e o ex-vereador Tonho Prefeitinho com 96, quando de repente, como em um “passe de mágica” de um dia para o outro o pré-candidato Júlio Brandão que até aquele momento pontuava com apenas 02 votos. Explodiu! Ultrapassando a casa dos 1.000 votos, curiosamente, sendo acompanhado de perto pelo prefeito Celso Luiz que até aquele momento tinha sua votação dentro da normalidade em comparação ao número de acessos diários do blog. Daí por diante, a briga entre os dois sobre quem contabilizava o maior número de votos “esculachou” de vez, fato que nos obrigou a encerrar a enquete, ficando o então pré-candidato Júlio Brandão antes com apenas 02 votos, com nada mais nada menos que 2.219 votos, enquanto que seu concorrente e atual prefeito registrou incríveis 1.707 votos.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Criminosos armados realizam arrastão nas cidades de Inhapi e Canapi.

Por: Minuto Sertão

Criminosos armados realizaram um arrastão, na noite desta terça-feira (10), entre 20h e 21h, nas cidades de Inhapi e Canapi. No primeiro município foi registrado o roubo de uma motocicleta e no outro houve assalto a feirantes.

A primeira investida aconteceu por volta das 20h, na Avenida Pompilho Brandão de Alcântara, centro da cidade de Inhapi. Dois criminosos armados que estariam em uma moto Honda Bros, de cor vermelha e placa não anotada renderam um motociclista e tomaram o veículo dele, uma Honda Bros, de cor branca e placa FNB – 6310.

Sem ser identificados, os bandidos fugiram na direção do município de Canapi, onde voltaram a atacar. Eles renderam e assaltaram feirantes que estavam na cidade para participar da feira livre desta quarta-feira (11). Conforme testemunhas, os criminosos fugiram efetuando tiros para o alto. Não há informação sobre o que levaram das vítimas.

Guarnições dos Grupamentos de Polícia Militar (GPMs) de Inhapi e Canapi realizaram várias buscas para prender os bandidos, mas ninguém foi localizado.



segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ENQUETE: Se a eleição fosse hoje em qual destes pré-candidatos da prefeito você votaria?

Enquete ficará disponível até dia 20 deste corrente mês. Cada internauta só poderá votar uma única vez. Vote você também!

Confira a relação dos pré-candidatos em disputa:

Celso Luiz - Atual prefeito
Zé Hiran - Secretário Municipal de Obras
Zé Hermes - Ex-prefeito
Júlio Brandão - Vereador/Mata Grande/AL
Tonho Prefeitinho - Ex-vereador
Eduardo Bulhões - Empresário

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Clientes contemplado do mês de Outubro/2015 da Eletropetromotos em Canapi, Povoado Negras e Região.


NA CIDADE DE CANAPI/AL

Grupo: 326
Cota: 12
Cliente: Marcos Aurélio da Silva (Canapi/AL)
Contemplação: 01 Honda Fan 150 ES

Grupo: 419
Cota: 45
Cliente: Cleonice Maria da Silva Melo (Canapi/AL)
Contemplação: 01 Honda 125 KS
___________________//________________

NO POVOADO NEGRAS/PE
Grupo: 334
Cota: 50
Cliente: Manoel Ésio Soares Sobrinho (Pov. Negras/PE)
Contemplação: 01 Honda Pop 100 

Grupo: 342
Cota: 39
Cliente: Benedito Emiliano da Silva (Pov. Serra do Exú/PE)
Contemplação:  01 Honda Fan 125 KS

Já foram contempladas 304 Motos para a cidade de Canapí, povoado negras e  região, eles não vão pagar mais nada, seja você o próximo sorteado!

Próximo sorteio será no dia 19 de Novembro de 2015 - Uma Quinta-feira, ás 08:00hs no Povoado Negras e as 09:30hs no centro da cidade de Canapí/AL .


Boa sorte a todos!


ELETROPETROMOTOS SEU SONHO NA DIREÇÃO CERTA!!!


Confira aqui os sorteios anteriores:



JUNHO/2015

MAIO/2015




JANEIRO/2015


NOVEMBRO/2014


SETEMBRO/2014




segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Tradicional Dia de Finados movimenta a cidade neste feriado.

Pelo menos 80% dos túmulos devem ser visitados até o final do dia.
Por: Redação
Desde as cinco horas da manhã desta sgunda-feira (02) que milhares de pessoas visitam o Cemitério São José em mais um tradicional feriado de Dia de Finados, data solene em que Familiares e amigos dedicam o dia para prestar homenagens a seus entes queridos. 

Quase todos os túmulos devem ser visitados durante o dia, sendo homenageados com o tradicional acendimento de velas. E é nessa hora que muitos não conseguem segurar a emoção chegando a se emocionar bastante ao rever a imagem e o nomes dos seus entes queridos nos túmulos visitados. 

Mais nem tudo é só tristeza e emoção neste Dia de Finados, alguns canapienses aproveitam a intensa movimentação para vender coroas de flores, velas, água mineral, doces, gelados e lanches em barracas montadas do lado de fora do cemitério, e assim faturar aquele dinheirinho extra que com certeza vai ajudar bastante no complemento da renda familiar.


HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)