sábado, 28 de fevereiro de 2015

Esporte Clube Juventude é campeão do campeonato municipal de futebol amador do povoado Carié.


Decisão ocorreu no ultimo domingo (22) contra a equipe do também Juventude Futebol Clube do Povoado Forquilha, derrotada nos pênaltis pelo placar de 3x2. 
































Canapiense é assassinada a facadas e quase é degolada na zona rural de Mata Grande.

Crime brutal teria sido cometido pelo marido da vítima que é considerado foragido da polícia.
Por: Jota Silva/Minuto Sertão
Crédito: Minuto Sertão
A jovem Danilma Camilo Silva, conhecida como “Galega” do Sitio Barro Branco em Canapi, 21, foi brutalmente assassinada a facadas, no início da tarde deste sábado (28), por volta das 12h, em um trecho da BR-316, no Sítio Riacho Verde, zona rural de Mata Grande. O marido dela, identificado como Marcos Maciel Pereira, conhecido como “Marcos Maconha”, foi apontado por testemunhas como autor do crime.
O corpo de Danilma teria sido encontrado por populares, em um trecho não asfaltado da rodovia federal. Uma guarnição da 3ª Companhia de Polícia Militar do município foi acionada e esteve na localidade para os primeiros levantamentos.
Segundo o cabo Bernardo, a mulher quase foi degolada e a arma do crime, uma faca peixeira, foi encontrada próximo ao corpo. Ainda de acordo com o militar, foram realizadas várias diligências para prender o acusado, mas o mesmo não foi encontrado.
O motivo do assassinato ainda é desconhecido, mas o caso vai ser investigado pelo delegado Genilson Oliveira, titular da delegacia distrital.
A vítima seria moradora do Sítio Serrote do Mel, zona rural de Canapi. O corpo dela foi levado para o necrotério do hospital da cidade, de onde foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Vereador Urso Biano declara apoio ao prefeito Celso Luiz e diz que junto com o Deputado Antônio Albuquerque irão unir força por sua reeleição.

Em nota enviada a redação deste blog edil disse que aliança se fez por acreditar na proposta do Governo da Reconstrução.

Por: Redação
Crédito: Canapi Agora

Está definitivamente provado que na política brasileira, com raras exceções é claro, não existem adversários políticos, e em Canapi não é diferente, pois quem imaginaria que após sofrer um golpe político orquestrado pelo grupo que hoje administra o município, o vereador Urso Biano que por muito pouco não pôde registrar sua candidatura em 2012, se tornaria aliado do prefeito Celso Luiz? 

Pois é; acreditem se quiser! Urso Biano agora faz parte do grupo de sustentação do atual governo na Câmara Municipal, que com sua adesão passa de 7 para 8 dos 9 vereadores eleitos para representar o povo e não o Chefe do Executivo Municipal como muitos pensam e agem.

Antes da aliança, o próprio vereador, que passou dois anos fazendo oposição na Câmara Municipal ao atual prefeito, chegou a expor durante um comício do deputado estadual Antônio Albuquerque nas eleições presidenciais de 2014 uma provável candidatura a prefeito contra seu ex-aliado o ex-prefeito Zé Hermes e o atual prefeito e agora aliado político, Celso Luiz. 

Mas como todos nós sabemos que quando o assunto é política podemos esperar de tudo, Urso agora fala em alto e bom som, que tanto ele quanto o deputado estadual Antônio Albuquerque, o qual tem forte ligação, apoiam os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo gestor no município e que irão unir forças por sua reeleição.

Em nota enviada a redação deste blog, Urso Biano aproveitou o espaço para desmentir a informação de uma suposta aliança firmada entre ele e o deputado Antônio Albuquerque com a Família Brandão, tanto desmentiu como confirmou justamente o contrário.

Confira na íntegra a nota enviada pelo vereador a nossa redação.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante da nota vinculada neste blog no dia 16 de fevereiro, visto por mim a pouco, pois estava viajando, gostaria de dar alguns esclarecimentos, sou uma pessoa pública, com mandato e tenho minha linha política de atuação, não posso negar minha aliança ao deputado Antônio Albuquerque que além de meu aliado político o considero como um amigo na jornada de luta por Canapi. Pois bem, gostaria aqui de esclarecer o boato de que estaríamos juntos há família Brandão de Mata Grande, gostaria de esclarecer aos leitores que hoje participo do grupo de Celso Luiz, participo por acreditar na proposta do Governo da Reconstrução, acredito que o trabalho que vem sendo desenvolvido vem ajudando aos munícipes como nunca. Sendo assim, não só eu como também o deputado Antônio Albuquerque apoia os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela atual gestão municipal e vamos sim unir forças pela reeleição do prefeito Celso Luiz.

Urso Biano
Vereador

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CARTA AOS MENTIROSOS: Zé Hermes reage a boatos de um suposto acordo com o prefeito Celso Luiz.

Confira na íntegra a carta feita a próprio punho pelo ex-prefeito enviada a redação deste blog.

Por: José Hermes de Lima
Crédito: Cortesia/Facebook

CARTA AOS MENTIROSOS

Voltando a ocupar uma vez mais o importante espaço que me é autorizado por esse informativo virtual, torno a enaltecer a iniciativa de seu idealizador e mantenedor do ambiente eletrônico por representar verdadeiro agente de informações para os que o prestigiam, tanto que já reconhecido o caráter de atividade pública, emparelhado com a lisura e a ética como conceito a que se propõe receber pelo serviço prestado por via das redes sociais como instrumento das comunicações.

Reporto-me nesta oportunidade a mais um boato que foi espalhado por pessoas irresponsáveis a meu respeito, talvez ainda estimuladas pelas ressacas do carnaval, de que eu, Zé Hermes, teria feito conchavo com o atual prefeito de Canapi envolvendo suposto acordo para o as Eleições de 2016 para prefeito, também desmentido nas vezes anteriores que rejeitei iguais boatos, insinuações e mentiras daqueles que se ocupam no propósito de confundirem a opinião pública.

Portanto, devem todos os que gostam da verdade rejeitarem tal inverídico boato. Pois, mais uma vez, reafirmo a minha postura de ética e de respeito aos meus correligionários, aos meus amigos e simpatizantes de minha terra, aos conterrâneos, portanto, contra essas falsidades. A eles é que a boataria ofende, não a mim. Eu já percebi o péssimo comportamento de pessoas que nada fazem senão criarem boatos, trocando a verdade pela mentira. É uma prática desonesta de tentarem manipular pessoas e a elas atribuírem afirmações mentirosas.

E por repudiar tal boataria, informo aos boateiros que, no momento próprio a verdade virá a público. A eleição para prefeito em 2016 tem calendário marcado por lei. Minha participação na eleição de 2016 está inteiramente ligada à vontade do povo que me simpatiza como filho da terra e pelo que fiz pela querida terra.

Logo, se o bom Deus permitir e o povo querido de minha terra aprovar, estarei pronto para servir mais uma vez a esse mesmo povo querido e tão sofrido. Com eles estarei e marcharemos juntos e fortes, com a verdade, a honestidade e a lealdade recíprocas. E esta não é declaração antecipada de candidatura, pois ao povo é que cabe fazê-la. 

Finalizo por deixar claro que não tenho inimigos, nem o próprio prefeito de Canapi, e se o vejo e cumprimento, faço como parte desse princípio, da educação e da formação que tenho, pela civilidade e o espírito democrático que tenho como homem público que sou. 


Prefeitura Municipal divulga programação da tradicional Festa de Março - Festa do Padroeiro São José.


De 10 a 19 de Março. Shows dias 15,17 e 18.

Por: Redação 
Foto: Facebook/Ascom Canapi

Após muita especulação, finalmente a Prefeitura Municipal de Canapi divulgou na manhã desta quarta-feira (25) em sua página oficial no facebook a programação das Festividades do Padroeiro São José de 10 a 19 de Março, este ano sem grandes atrações mais com shows em praça pública nos dias 15, 17 e 18.

A festa contará com os shows de: Os nonatos, Manos da vaquejada e Zé de Almeida no dia 15/03 após a tradicional Missa do Vaqueiro, continuando no dia 17/03 com o divertido Show de Calouros e a banda Forró da Pegação. O encerramento no dia 18/03 ficará por conta de um banda local que ainda não foi divulgada e dos cantores; Galã do Brega e Alex & Ronaldo.

A estrutura física será montada na praça central e os shows estão previsto para serem iniciados a partir das 21hs.


sábado, 21 de fevereiro de 2015

Assessoria desmente boatos e confirma realização da tradicional Festa de Março

Pelo menos três dias de festa com bandas já estão confirmados segundo a comissão organizadora.

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Ascom Canapi

Agora os comerciantes e logistas do município já podem respirar aliviados, finalmente a Prefeitura Municipal quebrou os "votos de silêncio" sobre a realização ou não das festividades de rua do Padroeiro São José, a popular Festa de Março. Comunicação ocorreu minutos depois da publicação de uma matéria deste blog revelando a preocupação do comércio local com os boatos de cancelamento da festa. De acordo com um dos membros da comissão organizadora que entrou em contato com a redação deste blog, o prefeito Celso Luiz confirmou a realização de pelo menos três dias de festa com Shows em praça pública, mais especificadamente no dia dos Vaqueiros e nos dois últimos dias de festa, que mais uma vez contará com o animado e divertido Show de Calouros.

Ainda segundo a comissão organizadora o prefeito inclusive já contratou as bandas, mas a divulgação só deve ocorrer dias antes do início da festa. Para o gestor, o evento faz parte do calendário cultural do município, por esse motivo, nem nas piores crises poderá deixar de ser realizada. 

Boatos de cancelamento das festividades de Março preocupa comerciantes.

Logistas amargam uma longa temporada de queda nas vendas que pode se estender caso os boatos se confirmem. Período festivo seria a "salvação da lavoura".

Por: Redação 
Crédito: Reprodução/Ascom Canapi

Desde a criação da Secretaria Municipal de Cultura ainda durante a gestão anterior, o que se ver efetivamente até hoje é que a secretaria tem servido apenas para pagar o salário do secretário e seus assessores, que inclusive não sabemos nem quantos são e muito menos onde e como cumprem sua carga horária semanal de trabalho.

Há de reconhecer que podemos até está exagerando ao fazer tal comentário, contudo, a única coisa que podemos acrescentar como ações efetivas desta secretaria é o apoio dado a alguns grupos culturais, quando lhes convém é claro! pois assim foi no caso da apresentação destes grupos na Feira dos Municípios Alagoanos, ou se não, na realização dos dois únicos eventos festivos do município, ou seja, a tradicional Festa de Março e a Emancipação Politica.

Mas e agora, que mesmo resumida há apenas estas duas festas, ou seja, a esses raros momentos que fazem girar a economia do município, este ano ao que tudo indica a tradicional Festa de Março se resumirá apenas as comemorações dos festejos do Padroeiro São José pela Igreja Católica, isso porque faltando apenas 17 dias para o início da festa, absolutamente nada foi divulgado, a não ser o boato de que devido a queda nos repasses do FPM - Fundo de Participação dos Municípios a Prefeitura Municipal optou pela não realização da festa, assim como o Carnaval, que diga-se de passagem a muitos anos não é realizado pelos gestores desta cidade.

O mais incrível de tudo isso é que a suposta justificativa de corte de recursos que comenta-se que deve apresentada pela Prefeitura nos próximos dias, não se sustenta, haja visto que bastar entrar no site do Tesouro Nacional e qualquer um pode verificar que o repasse de 2013 foi inferior a 2014, assim como deve ser em 2015, ou seja, entra ano, sai ano e os repasses do governo federal não diminuem, só aumentam. Mas olha que interessante! Em 2014 teve festa, afinal, não por acaso era ano de eleições. Mas e agora em 2015? Onde está a crise? Somente nestes dois primeiros meses do ano, o município já recebeu somente de FPM 1.195.721,23 no mês de Janeiro e 831.845,39 somente de 1 das 3 parcelas que ainda serão repassadas pelo Governo Federal ainda este mês.

O fato é que neste jogo político os comerciantes e logistas do município já não sabem mais o que fazer. A queda nas vendas nos dois últimos anos é assustadora, o dinheiro parou de circular no município, a Festa de Março seria uma grande oportunidade de recuperação da economia local, mas se esta realmente não acontecer a tendência é só piorar e o fim, é a falência.


Diante do exposto, fica aberto o espaço para a assessoria da Prefeitura Municipal caso queira se manifestar sobre o conteúdo desta matéria, afinal, o minimo que a população espera e precisa é de uma explicação convincente sobre o cancelamento da festa, pois essa de queda no repasse do FPM e ações de emergência no combate a seca, não colam, visto que não é de hoje que enfrentamos o problema da seca, sem falar, que com o decreto de situação de emergência que sempre vem se renovando, o município tem recebido recursos extras para estes fins.
  

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Canapi recebe recursos extras do Ministério da Saúde para ampliar ações de atenção básica no município.


Outras três cidades alagoanas também foram contempladas.


Por: Redação com Alagoas na Net
Crédito: Reprodução/Google Imagens

O Ministério da Saúde publicou através de portaria no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (12), que estará liberando recursos para quatro municípios de Alagoas a fim de ampliar as ações e os serviços de Atenção Básica de Saúde. Conforme informado no DOU, os municípios da Região do Sertão: Canapí, Mata Grande e Água Branca, além da cidade de Japaratinga, no Litoral Norte, foram contemplados com as verbas.
Esse reforço simboliza um maior suporte financeiro aos chamados Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Os incentivos são repassados do Fundo Nacional de Saúde para Fundo Municipal de Saúde, de acordo com a modalidade.
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família têm como finalidade ampliar ações de atenção básica, apoiando a inserção da estratégia Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e o processo de territorialização. O Nasf são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento e devem atuar em parceria com os profissionais das ESFs, compartilhando as práticas em saúde.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Blogueiro diz que aliança entre as famílias Mariano e Brandão pode derrubar o "reinado" do Prefeito Celso Luiz.


Grupo ainda teria o apoio do deputado estadual Antônio Albuquerque na disputa.
Por: Redação com Blog do Bernardino/Cada Minuto
Crédito: Canapi Agora
Falta muito mais de um ano para as eleições municipais em Mata Grande, mas as articulações já correm em ritmo acelerado.
O prefeito de Canapi, Celso Luiz(PMDB) que tem ligações histórica com a família Calheiros, não esconde o desejo de entrar na disputa e já iniciou críticas contra o prefeito Jacób Brandão(PP).
Para se ter uma ideia, Celso Luiz deseja ampliar sua força eleitoral no triângulo das Bermudas, - Mata Grande, Inhapi e Canapi - e por isso decidiu em pleno carnaval anunciar que o seu filho Luiz Pedro Tenório, nomeado pelo governador Renan Filho para a direção do Inmetro vai disputar a prefeitura de Mata Grande com ampla chance de bater a familia Brandão.
A família Brandão tenta mostra força política em Alagoas, principalmente na região Sertaneja do Estado. Jacob Brandão (PP) é prefeito de Mata Grande e governa o município pelo segundo mandato – onde foi bem votado com relação ao adversário e conta com o apoio do irmão Júlio Brandão que é presidente da Câmara e todos os Vereadores. Devido o bom governo, a família Brandão decidiu expandir e criar forças políticas consideradas imbatíveis nas cidades de Canapi, Inhapi e Joaquim Gomes, Zona da Mata alagoana.
O prefeito Jacob Brandão, ao lado do ex-prefeito e pai Hélio Brandão “patriarca” político da região tem traçados planos importantes para desenvolver o triângulo sertanejo – Mata Grande, Inhapi e Canapi. Em Mata Grande Jacob é aliado aos deputados Inácio Loiola e Arthur Lira. E agora, ganhou mais um reforço a ter garantido no seu palanque em 2016 o apoio do deputado estadual Antonio Albuquerque(PRTB) inimigo do Celso Luiz, atualmente um dos diretores da AMA.
Em Canapi, o grupo político de oposição ao prefeito Celso Luiz ganhou reforço e deixou Celso Luiz de orelha em pé com as novas articulações que não esperava. O ex-prefeito Zé Mariano, Rozevar Bernadino conhecido por Vavá. . Além de contar com apoio dos vereadores Urso Biano e Aluisio Basílio, ambos do PTB.

O grupo político definiu apoiar o deputado Antonio Albuquerque (PRP) inimigo político de Celso Luiz, desde a época da Assembleia Legislativa. E para reforçar o time que também torce contra Celso Luiz, a família Brandão também está no jogo para mostrar força política em Canapi e vencer as eleições.

Jacob Brandão foi claro em seu pronunciamento. “Fizemos um grupo político contra o Celso Luiz em Canapi. Nós sabemos fazer política e respeitar as pessoas e não utilizar do “tapetão” para vencer as eleições como aconteceu nas últimas eleições. O verdadeiro político vence no voto respeitado o princípio democrático e adianto, temos projetos para desenvolver Canapi e tirá-la dos 40 anos de atraso”, contou Jacob Brandão.

O vereador e presidente da câmara de Mata Grande, Júlio Brandão também alertou sobre as mudanças que o Brasil vivência. “Não é todo político que está ao lado do povo para ouvi-lo e garantir o melhor. As manifestações no Brasil demonstram a insatisfação com os maus políticos, algo que infelizmente acontece em Canapi. É preciso mudança já”, disse o presidente.

A família Brandão também forma um grupo político em Inhapi e conta com o apoio dos vereadores Alex Lima (PMN) e Márcio de Adelmo (PSD). Em Joaquim Gomes o grupo é gigante, coordenado pelo ex-prefeito de Mata Grande, Hélio Brandão e Cristina Brandão que já foi prefeita da cidade e declaram apoio a Antonio Albuquerque no município localizado na Zona da Mata.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Canapi está em alerta de epidemia de dengue, diz Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo dados divulgados, outros 30 municípios alagoanos estão em alerta e 23 com risco de surto.

Por: Gilca Cinara e Vanessa Siqueira/Cada Minuto
Crédito: Reprodução

Se por um lado os gestores da saúde de Alagoas respiram aliviados com a notíciade que o Estado não possui nenhum caso confirmado de febre Chikunguya, por outro a situação em várias cidades é muito preocupante devido ao alto número de casos suspeitos de dengue. As cidades de Mata Grande e Major Izidoro, que ficam no Sertão alagoano, registram juntas 700 casos da doença.
As informações foram divulgadas hoje (11) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) após confirmação do Laboratório Central de Alagoas (Lacen). De janeiro até agora, foram notificados 1265 casos de dengue, um número menor que o registrado no mesmo período do ano passado, que registrou 1296, mas que preocupa pela concentração em uma região geográfica.
"O número de casos poderia ter aumentado e distribuídos entre as cidades, mas não é isso que vem ocorrendo. Temos muitos casos concentrados em municípios pequenos", informou coordenadora epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, que participou de um encontro com gestores municipais nesta manhã.
Mata Grande, com 300 casos, e Major Izidoro com 400, chamam a atenção, pois já são consideras cidades em situação de epidemia. Segundo a Sesau, 23 municípios estão em risco de surto, 31 em situação de alerta e 25 em situação considerada satisfatória.
Estão em alerta as cidades de Ouro Branco, Inhapi, Canapi, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Piranhas e São José da Tapera.
“Há a necessidade de chamar a atenção dos gestores desses municípios em situação mais grave para que medidas preventivas sejam tomadas e a doença não tome sua forma mais grave e resulte em óbito”, alertou Cleide.
A Sesau disse ainda que 40 municípios não possuem casos notificados de dengue em nenhum de seus estágios. 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

COLUNA O EDUCADOR: A EDUCAÇÃO VALE APENA?


Inicio este, com uma pergunta que faço sempre quando estou lecionando, “que tipo de sociedade estaremos inseridos nos próximos dez anos”?

Eu me pergunto a cada dia, e fico muitas vezes sem resposta, se fizermos uma análise na sociedade atual, percebemos logo imediato que o individualismo é seu principal objetivo, isso, acontece dentro da casa dos próprios país, vejo, a falta da busca verdadeira, da coletividade social, são tantas coisas para uma pequena parte da sociedade e a falta de uma imensa fatia que poderia ser dividida entre todos, é meus amigos, e onde entra a educação nesse contexto?

A educação fator primordial para a formação de um cidadão intelectual capaz de no mínimo dividir seus conhecimentos, muitas das vezes, quem sabe mais o que se diz dono de todo saber é ignorante e egoísta, usa o que sabe pra se só, conhecimento é para ser vomitado e não ingeri-lo como se fosse um bague de jaca, onde o próprio estômago sofre para fazer sua digestão.

Nunca se falou tanto sobre a importância da educação num mundo globalizado e cada vez mais competitivo. O ensinar e o aprender alcançaram dimensões significativas, pois o processo ensino-aprendizagem tornou-se uma realidade presente na relação entre os sujeitos aprendentes. Alguém ensina e alguém aprende. Quem ensina aprende e quem aprende tem algo a ensinar. Nessa relação, a educação se constitui numa construção do conhecimento que é pautado na busca de novos saberes, novas práticas e significações, isso, mais parece um conto de fada, o que vocês acham? Uma fábula onde muitas vezes nem a própria criança tem determinado interesse.

A educação concebida simplesmente como transmissão de conhecimento para o aluno ou o cidadão, não respeitando a autonomia desses sujeitos não mais se sustenta. Já preconizava a respeito da educação bancária o grande educador Paulo Freire, quando afirmava ser necessário a escola ensinar a leitura do mundo. “A leitura do mundo precede a leitura da palavra” (Paulo Freire). Antes do processo de escolarização e domínio dos processos de alfabetização, os educandos trazem e refletem na sala de aula o mundo vivido por eles, sua cultura, valores e saberes, no entanto, ao chegar em sala de aula acontece uma verdadeira colisão entre o educando e o educador, todos os dias existe um campo imenso de informação que é captado pelo educando depois dos muros da escola, inevitavelmente muitas das o educador não tem condições alguma de acompanhar esses fatores, vocês sabem por que? Talvez eu possa dar uma contribuição nesta pergunta; O educador trabalha no mínimo quarenta horas semanal, qual é a mágica?Quais possibilidades ele terá de acompanhar tais evoluções no âmbito educacional e social?

Educar para uma sociedade com objetivo que ela se torne capaz de buscar seus direitos pressupõe compreender toda uma complexa realidade presente nas salas de aula. Realidade na qual os educadores se encontram e sentem-se, muitas vezes, despreparados quando a questão é trabalhar com alunos que têm algum tipo de comportamento ante social, a dificuldade que sentimos quando nos deparamos com situações desse tipo revela nossa fragilidade diante do convívio com a “diferença”. Embora tenhamos a certeza de que nosso papel enquanto educadores estão sendo bem desempenhado e de que todo cidadão tem o direito de ter acesso á informação e ao conhecimento, ainda, assim encontramos obstáculos que impedem de realizarmos um trabalho coerente com a nossa prática pedagógica. O medo do diferente e a incerteza quanto ao aprendizado de um aluno com determinados comportamentos, impossibilitam o avanço de práticas de aprendizagens relevantes em algumas situações cria-se uma barreira entre educando e educador.

A educação que vale apena, é aquela que dar subsídios para que o aluno produza seu próprio resultado e que “ele” sinta-se responsável pela sua aprendizagem, e que o verdadeiro papel dos educadores sejam em atuar como mediadores, facilitadores do processo de aprendizagem desses alunos.

É na escola, onde, o espaço se congrega valores, respeito, princípios, construção do conhecimento, todos os alunos aprendem, com ou sem deficiência, porque a escola, assim como a sociedade precisam se conscientizar de seus papéis, ajudando e lutando pela formação de novos cidadãos, com o principal objetivo, retorna-los com capacidade de enfrentamentos no meio social. Não cabe apenas à escola a exclusiva tarefa de fazer acontecer uma EDUCAÇÃO QUE VALE APENA, mas sim à família, a sociedade política, econômica, social e civil.

A instituição escolar não deve isentar-se dessa responsabilidade, mas precisa encontrar em outros atores sociais parcerias que são indispensáveis para o desenvolvimento e inserção desses futuros cidadãos na escola, no mercado de trabalho e na vida social.

Em meu entendimento, deve haver uma democratização da informação e da desconstrução de preconceitos relativos aos “educandos” é preciso que seja revisto vários conceitos com relaçãoà educação como direito de todo cidadão, é só observarmos o exemplo dos gregos que levavam ao educando conhecimentos profundos sobre todas as questões do universo... Portanto, acredito num futuro promissor para as próximas sociedades, mas, não creio que milagres vão acontecer sem as premissas que citei acima,continuo torcendo que a educação tenha seu valor reconhecido e que seja primordial na sociedade e que nela seja inserido o combustível real para o seu movimento, nesse sentido, a EDUCAÇÃO PASSARÁ A VALER APENA e novas sociedades virão com poderes intelectuais e não subalternos.

Luiz Vieira da Silva

Professor/Pedagogo/Psicopedagogo
Crédito: Reprodução/Google Imagens
25/12/2014
OUTROS ARTIGOS

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Canapiense morre e outro fica ferido em grave acidente na rodovia da morte entre Inhapi e Mata Grande.

Por: Minuto Sertão
Crédito: Divulgação/Facebook
Um grave acidente com moto resultou na morte de uma pessoa e deixou outra ferida, na noite deste domingo (8), por volta das 23h30, em um trecho da AL-140, no Sítio Rio Grande, zona rural de Mata Grande. A vítima que sobreviveu foi identificada como Alex Silva Ribeiro, 20, e a que morreu se trata de Jedson Henrique da Silva, 21, ambos moradores da cidade de Canapi.
O jovem que morreu seria condutor de uma motocicleta Yamaha YBR, de cor vermelha e placa NXV-9661/Itabíba-PE, que tinha como passageiro o outro rapaz acidentado. Ele teria sobrado em uma curva muito acentuada e caído no asfalto, a margem da rodovia estadual.
Segundo policiais da Companhia de Polícia Militar do município (3ª-Cia), o condutor da moto bateu com a cabeça no asfalto e morreu na hora, já o passageiro sofreu alguns ferimentos leves, foi socorrido por populares e não corre risco de morte. Ainda de acordo com os militares, os dois jovens não estavam usando capacete.
A moto foi recolhida para a sede da 3ª-Cia e o corpo de Jedson da Silva foi levado para o necrotério da unidade mista da cidade, de onde foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

OPINIÃO: O Papa e a declaração polêmica sobre a educação dos filhos.

O que eu penso que esta declaração representa ...

Por: Marcio Martins
Crédito: Reprodução/Google Imagens


O problema em uma autoridade como o PAPA fazer uma declaração como esta para o mundo inteiro, não está na medida repressiva em si adotada pelos pais como forma de disciplinar seus filhos diante dos erros por eles cometidos, mas pela grande autoridade que o mesmo detém sobre grande parte da população mundial ao ponto em que seus ensinamentos, idéias e posições sejam exemplos a serem seguidos. Uma coisa sou eu, um simples cidadão que não tenho influencia alguma sobre ninguém fazer uma declaração desta, outra coisa é um líder da maior religião do mundo com bilhares de seguidores prontos para agir conforme a "Santa Igreja Católica" recomenda.

Em um mundo onde milhares de crianças são violentadas, abusadas e mortas todos os dias, na maioria das vezes vitimadas pelos seus próprios pais, um homem com tamanha autoridade sair com uma declaração dessas, na minha modesta opinião é dar margem a barbárie. Basta imaginarmos o quanto essa violência pode evoluir tendo em vista tal declaração, afinal, foi o "representante de cristo" aqui na terra que em outras palavras disse que "bater às vezes educa". Bater não educa ninguém, me coloco como exemplo, pois durante minha infância sempre que desobedeci meus pais, pelo menos uma palmada ou um cascudo eu levava, e mesmo assim nunca tive raiva dos mesmos por isso, no entanto, o que me educou foi o amor, o carinho, os ensinamentos e a atenção que os mesmos davam e até hoje ainda dão a mim e a meus irmãos. Mas graças a Deus minha família era bem estruturada para lidar com os problemas que surgem durante o processo de educação dos filhos. Mas infelizmente a maioria das famílias que se utilizam dos castigos físicos para educar seus filhos não são assim, a principio começam com uma palmadinha, depois evoluem para um surra de cinta, de fio de energia, de cipó e dai por diante o amor da lugar ao ódio, até que o resultado final é a TRAGÉDIA. E digo isso com propriedade, pois nos 05 anos que passei como conselheiro tutelar o que mais ouvi foram relatos de pais que para educar seus filhos utilizavam deste método que o PAPA considera natural, mas sabe o que em 99% dos casos aconteceu com estes filhos? Envolvimento com drogas, prostituição, roubo, assassinatos e todas as mazelas sociais que conhecemos. Ouvi também, várias declarações de crianças e adolescentes que cansados de serem espancados, não viam a hora de crescer e um dia se "vingar" dos próprios pais. Declarações do tipo: "Um dia eu vou crescer e ai eles vão ver quem bate em quem" Por fim o que também não me faltou enquanto conselheiro foi presenciar cenas absurdas de violência contra crianças de menos de 4 anos de idade cometidas pelos próprios pais. Crianças que só não morreram porque foram retiradas a tempo das mãos daqueles que ao invés de protegê-las as agrediam e ameaçam suas vidas.

Mas apesar da infeliz declaração do PAPA Francisco, oro para que reveja o que disse, pois nossas crianças precisam que proteção, carinho e atenção e não de dor, sofrimento e opressão.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Arrecadação do FUNDEB/2014 supera em quase 3 milhões o repasse de 2013.

Por: Redação
Crédito: Minuto Sertão

Os cofres da Prefeitura Municipal nunca estiveram tão "recheados", aquela história de crise das prefeituras, de cortes de recursos e todas as demais "falácias" que em 2014 se expandiram pelas prefeituras deste país, na boca dos políticos canapienses e correligionários  da atual gestão pode até ter ecoado em nosso município, mas não é o que diz as cifras de arrecadação que revelam os sites oficiais do Governo Federal. Um bom e belo exemplo disso, é a maior fonte de recursos do município, o FUNDEB, que em 2014 repassou a Prefeitura Municipal nada mais, nada menos que 15.763.723,69 (Quinze Milhões, Setecentos e Sessenta e Três Mil, Setecentos e Vinte e Três Reais e Sessenta e Nove Centavos), ou seja, quase 3.000.000,00 (Três Milhões de reais) a mais que em 2013, quando o município contabilizou 12.794.785,80 (Doze Milhões, Setecentos e Noventa e Quarto Mil, Setecentos e Oitenta e Cinco Reais e Oitenta Centavos).


Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)