sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Canapiense é homenageada com o título de Professora Destaque/2014 pela Secretaria Municipal de Educação de Inhapi.

Edjania Brandão é professora concursada do município e leciona no povoado promissão, onde tem feito um trabalho excepcional com os alunos da comunidade.

Por: Redação com Central do Sertão
Crédito: Central do Sertão


A Prefeitura Municipal de Inhapi, através da Secretaria de Educação (SEMED), homenageou em solenidade ocorrida nesta sexta-feira (30) na Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, 01 professor e 11 professoras que se destacaram em 2014.

A homenagem justa e merecida não é por acaso, afinal, Inhapi tem se destacado em competições locais e nacionais, concursos de redação e olimpíadas de diversas disciplinas e isso se deve em muito a dedicação dos profissionais de ensino do município. E foi como o objetivo de valorizar estes profissionais que surgiu a necessidade de homenageá-los.

O evento que ocorreu em plena semana pedagógica contou com a participação de centenas de professores, coordenadores e toda a equipe da SEMED, que além dos professores, também premiou uma coordenadora pedagógica pelo excelente trabalho que desenvolveu durante o ano letivo.

As premiações distribuídas foram em placas personalizadas pela dedicação e qualidade da educação, e apesar do valor simbólico, foram recebidas com muita satisfação pelos homenageados.

“É com grande orgulho que estou aqui para prestar essa homenagem e participar de um evento em que se destaca o envolvimento dos profissionais de ensino deste município na melhoria da educação pública deste país. Esse tipo de atividade é muito importante para a educação de nossa cidade, pois nos dá a certeza de que estamos no caminho certo” - Destacou o Secretário Municipal de Educação Moab Damasceno.

Os homenageados não esconderam a alegria de serem reconhecidos com o prêmio “Professores e coordenadora destaque 2014”. A exemplo da professora Edjania Brandão, concursada efetiva da rede pública municipal de ensino, que reside em Canapi, mas leciona diariamente na Escola Municipal Senador Rui Palmeira, localizada no Povoado Promissão em Inhapi.

“É uma alegria muito grande ser uma das profissionais destaque na educação municipal e ver o nosso trabalho sendo reconhecido. Espero contribuir muito mais, e não pouparei esforços para isso” - Disse a educadora.

Esta foi à terceira edição do prêmio, o qual deve se repetir pelos próximos anos, conforme compromisso firmado pelo secretário municipal de educação.

Confira AQUI o momento da premiação de todos os homenageados pela equipe da SEMED.

Falta d’água em Canapi: A quem devemos recorrer?

Por: Marcio Martins
Crédito: Divulgação/facebook

45 dias sem nenhuma gota de água nas torneiras, esse é o drama da população de Canapi e de outros municípios do sertão alagoano. A população já não suporta mais tanto descaso, ainda mais quando se sabe que este não é um problema de falta d’água no Rio São Francisco que abastece toda a região, mas principalmente por saber que trata-se da falta de investimento na compra ou pelo menos na manutenção dos equipamentos responsáveis por levar água as casas dos sertanejos. É inaceitável ouvir que estamos passando pelo que estamos passando porque por “uma bomba deu defeito, uma adutora se rompeu, ou seja lá qual for o outro problema de manutenção que sirva como desculpa”, afinal, onde está sendo aplicado os recursos pagos pelos sertanejos pelo consumo e o não consumo da água mensalmente? Pagar pelo que não consume já virou rotina entre os canapienses.

Mas diante de todo este descaso, o que podemos fazer para assegurar este bem universal garantido por Deus como direito de todos? Será que em algum momento alguém já pensou em ir até nossos ditos “representantes do povo” pedir providencias dos mesmos junto a CASAL e ao governo do estado, já que trata-se de uma empresa estatal? Ou será que estes senhores, (prefeito e vereadores) não foram eleitos para isso? Pelo menos, é o que está se vendo atualmente, a responsabilidade destes senhores se resume neste momento caótico para a população, apenas como propaganda política, uma vez que a população desesperada recorre aos mesmos para pedir um  carro pipa, e dessa maneira, assim como sempre foi quando se quer havia encanação na cidade, a água pode virar peça de troca, ou seja, a grosso modo, “o político pode ter a ousadia de querer troca a água pelo voto”.

A população precisa entender, que o abastecimento de carros pipas deve ser feito apenas na zona rural, pois lá ainda não existe água encanada e essa é uma obrigação prioritária dos governantes, já a cidade em momentos de crise como a que estamos vivendo, também precisa ser atendida, só que jamais como moeda de troca ou propaganda política, pois todos os meses pagamos para que essa mesma água chegue diretamente em todas  as residências da cidade. E se isto não está acontecendo, cabe aos governantes locais tomarem providências junto à empresa responsável e ao governo do estado, como foi dito anteriormente, afinal, foi para ser a voz do povo sofrido deste sertão que eles foram eleitos, ou pelo menos deveriam ser.


Portanto, acorda povo, a falta d’água também é falta de compromisso político e isso não podemos jamais aceitar.

sábado, 24 de janeiro de 2015

COLUNA JUSTIÇA e CIDADANIA: Que País é este?

Infelizmente a história mostra que o Brasil é um país que sempre viveu de falsas esperanças. A começar pela forma como o país foi descoberto; por erro de rota e não por missão. O que levou os descobridores a se utilizarem das riquezas do país, apenas, como forma de exploração, o que gerou sérias consequências maléficas para o Brasil. Inicialmente, pela abolição da escravatura; depois pela própria Proclamação da República. Naquela época a já pujante América do Norte impressionava e inspirava os brasileiros. Com a nossa república, copiamos tudo o que era possível ser copiado, desde as instituições e a organização do Estado como até o próprio nome do país. Lá eles eram os Estados Unidos da América; aqui passamos a ser os Estados Unidos do Brasil.
Ao copiar a forma, porém, esquecemo-nos do conteúdo. Logo, então, tivemos uma república de oligarquias. No plano socioeconômico, de lá para cá quase nada mudou. É triste dizer que piorou.
Mais tarde tivemos o ciclo de Getúlio Vargas, que tentou copiar o fascismo europeu instalando aqui a sua ditadura. Depois disto tivemos o Governo Juscelino Kubitschek, que procurou sustentar o processo democrático. Kubitschek atraiu empresas e tecnologias estrangeiras, mas fracassou no esforço de melhorar a qualidade de vida do país.
Após o governo JK a crise política agravou-se muito para os brasileiros. Nesse período, alguns “sábios’ populistas acharam que o grande problema da nação era o seu povo indisciplinado e, portanto, nada melhor do que convidar os militares para disciplinarem e consertarem o país. Políticos como Carlos Lacerda, Magalhães Pinto, Adhemar de Barros, juntamente com os militares, fizeram o movimento militar de 1964. Como sabemos no final os militares desligaram-se dos políticos e assumiram o poder sozinhos, iniciando o triste período de nossa história mais conhecido como a ditadura militar.
Pouco tempo foi necessário para que os militares mostrassem que não tinham condições de mudar o país para melhor. Muito pelo contrário, eles acabaram agravando a situação, de modo a precisar apelar para a repressão violenta para continuarem mantendo-se no poder. Nesse mesma época, os tecnocratas que assumiram a máquina burocrática estatal logo começaram a vislumbrar “grandes soluções” para os problemas brasileiros. Passaram a afirmar que, por não ter- poupança interna, a nação não tinha como financiar o seu desenvolvimento. Sendo isso ponto de comum acordo entre aqueles líderes, eles levantaram uma questão aparentemente lógica e sábia: por que não buscar empréstimo no exterior? Havia grandes excedentes de capital no mundo desenvolvido e os banqueiros internacionais acreditaram que podiam emprestar, com risco mínimo, grande quantias para outros país. Nações, afinal, não têm como “falir”, pensavam eles.
Com a fábula de empréstimos contraídos naquela época, criou-se o mito do “milagre brasileiro”, que logo se demonstrou fictício, uma vez que o crescimento econômico da época fundamentava-se unicamente em empréstimos e não propriamente na produção de riquezas através do trabalho.
O tempo foi passando e chegou a hora de pagarmos as dívidas. Tal realidade tornou-se uma ameaça e uma desgraça para milhões de brasileiros. A terrível verdade é que o país não tinha e não tem condições de pagar suas dívidas dentro da conjuntura atual. O sonho do milagre brasileiro tornou-se um pesadelo para o Brasil.
O desgaste político-econômico da ditadura começou a fazer ruir todo o sistema montado pelo militares no país. Com quase nenhuma opção solucionadora foi lançada em 1984 a falsa esperança das “diretas já”. Políticos e militares negociaram uma solução, na qual os militares sairiam do poder, evitando maiores problemas. Essa saída chamou-se Nova República. Criou-se assim outra falsa esperança. A nova República cometeu um erro muito maior, o chamado “Plano Cruzado”, que provocou grandes esperanças no seio da massas populares, mas que na realidade trouxe apenas uma consequência: o caos econômico. No bojo do Plano Cruzado, alguns políticos do PMDB, juntamente com o poder executivo, conseguiram manipular as eleições que formariam a Assembleia Nacional Constituinte. Sabemos hoje que esta Assembleia foi produto do casuísmo, e acabou produzindo um documento que não correspondente nem à realidade da nação, mas, apenas, de alguns segmentos da sociedade.
Com a redemocratização; logo, com o primeiro presidente eleito pela vontade popular; atravessamos um processo de impeachment e, com ele, pairou o medo do retorno da ditadura.
Depois tivemos o governo de Itamar, onde o Ministro da Fazendo, Fernando Henrique, embora tenha conseguido, com o plano real, conter a inflação; vindo logo após, seu governo onde se manteve a estabilização da economia. Contudo, no país a fome e a miséria continuavam a crescer.
Já no governo Lula, com a economia estabilizada, deu-se atenção ao processo de desenvolvimento social.  E quando se imaginava que tudo ia bem, mas uma vez esperança deu lugar a um escândalo de propina instalado no meio do governo, o MENSALÃO, o que resultou na condenação de parte da grande cúpula dos envolvidos no esquema, menos daquele que seria a mente pensante.
Já no governo Dilma, além de uma gestão atabalhoada, com sérias consequências negativas para as bases sociopolíticas e econômica – surge o maior de todos os esquemas de corrupção: o PETROLÃO, onde se observa o envolvimento de grandes empreiteiros e de políticos. Isso é o Brasil!
E mais uma vez vivemos da falsa esperança que o Brasil um dia irá ser um país Desenvolvido.

Por fim, fica a pergunta, Que País é este?
Bel. Antônio Fabrício Felix Netto
     Oficial de Justiça/TJ/AL
FONTE:Livro - À margem da História; Brasil: Crítica e Solução. Dr. Paulo Proscurshim. Ed. Mundo Cristão.
Crédito: Reprodução/Google Imagens
Artigos anteriores 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Sem água a mais de 30 dias, população começa a receber faturas da CASAL para pagar pelo que não consumiu.

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Google Imagens

E a cena mais uma vez se repete, sem água nas torneiras a mais de 30 dias, população canapiense começa a receber as faturas para o pagamento do que não consumiu. Indignado um morador do Bairro Floriano Peixoto desabafou: "Pode até faltar água por meses, mas o talãozinho de cobrança esse não falta de jeito nenhum. Isso é uma palhaçada".

Mas o pior ainda está por vir, pois a situação ainda está longe de ser resolvida. Em entrevista concedida a uma rádio online da cidade, um dos funcionários da CASAL responsável pela liberação da água no município, disse que provavelmente tudo será normalizado somente em Fevereiro. Enquanto isso, os canapienses devem continuar comprando água de tambor e carro pipa, por preços exorbitantes que chegam a 10,00 e 300,00 respectivamente.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

COLUNA JUSTIÇA e CIDADANIA “Devo, não nego, pago quando puder.”

Expressão popular largamente conhecida retrata a situação do devedor em geral. Todavia, em especial, trataremos do devedor de alimentos.

Em uma conversa anterior, o dever de prestar alimentos foi abordado, inclusive discutindo a possibilidade dos avós de serem chamados a cumprir tal obrigação.

O acordo de alimentos pode ser realizado na ação de divórcio, na ação de reconhecimento e dissolução de união estável (quando o casal conviveu maritalmente), em ação de alimentos, na qual não se discute o vínculo do casal, mas apenas o dever de um dos genitores de prestar assistência material ao(s) filho(s), por exemplo.

Com efeito, realizar um acordo de alimentos judicialmente é de suma importância para que o devedor, possa ser “convidado”, citado a pagar a pensão alimentícia em atraso.

E quando o “pai” não quer registrar o filho? Aí, nesse caso, é necessário primeiramente o exame de DNA, para comprovação do vínculo biológico, para então ser realizado o acordo de alimentos. Se, o suposto pai não quiser realizar espontaneamente o exame, a ação competente será a ação de investigação de paternidade.

Algumas ações foram citadas ao longo dessa nossa conversa, dessa forma, a parte interessada, de acordo com a situação pessoal, pode regularizar judicialmente a pensão alimentícia. Assim, a partir da obrigação determinada, aquele que não paga, poderá ser acionado mediante nova ação, é ação de execução de alimentos.

Na ação de execução de alimentos, a qual visa a cobrança de pensão alimentícia em atraso, a prisão civil é uma forma coercitiva de determinar que o devedor efetue o pagamento do débito em atraso, sendo tal possibilidade prevista no parágrafo §1°, do art. 733, do Código de Processo Civil:

Art.733. Na ação de execução de sentença, ou decisão, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandará citar o devedor para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.

§1° Se o devedor não pagar, nem se escusar, o juiz decretar- lhe-á a prisão pelo prazo de 1(um) a 3(três) meses.
§2° O cumprimento da pena não exime o devedor do pagamento das prestações vencidas e vincendas.
§3º Paga a prestação alimentícia, o juiz suspenderá o cumprimento da ordem de prisão.

Em outras palavras, na ação de execução de alimentos, o devedor poderá ter a prisão decretada pelo juiz nos moldes do referido artigo. O prazo de prisão civil está previsto na Lei de Alimentos (Lei 5478/68).

Pelo exposto, a dita expressão popular perde força e sentido, no tocante ao devedor de alimentos. A obrigação alimentar, pela natureza da obrigação, e por determinação legal, requer compromisso e responsabilidade do devedor, sendo este melhor denominado de provedor.

Aqui o devedor, ora provedor, deve assumir o encargo fielmente, tendo em vista a necessidade do alimentando e a devida proteção legal dada ao caso em tela. Portanto, quando se trata de dívida de alimentos, ou seja, atraso de pensão, outra expressão parece ser mais adequada:

“OBRIGAÇÃO DE QUEM DEVE                                                                         
É PAGAR!”

Bel. Antônio Fabrício Felix Netto
     Oficial de Justiça/TJ/AL


FONTE: http://jeremoaboagora.com.br/colunas/coluna-direito/26263

Crédito: Reprodução/Google Imagens
Artigos anteriores 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Após deixar a Secretária Municipal de Educação, Luiz Pedro é empossado como diretor-presidente do INMEQ.

Instituto é responsável pela execução das atividades do INMETRO no estado.

Por: Jota Silva/Minuto Sertão
Crédito: Fábio Farias e Luiz Pedro - Divulgação/Facebook
O ex-secretário de educação do município de Canapi Luiz Pedro Brandão foi empossado, nesta segunda-feira (19), como diretor-presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Alagoas (INMEQ). A informação foi divulgada pelo jovem, através de seu perfil no Facebook.
Na mensagem que postou na rede social, Luiz Pedro revelou que já vinha a frente do órgão desde a semana passada, apesar de só ter sido empossado nesta segunda-feira. O mesmo também publicou uma fotografia, onde aparece ao lado do Secretário do Gabinete Civil Fábio Farias que teria participado da solenidade de posse.
Luiz Pedro tem 21 anos de idade e é filho do prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), e da conselheira do Tribunal de Contas (TCE) Maria Cleide Costa Beserra, mais conhecida na região como Cláudia Brandão.
O INMEQ é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI), sendo responsável pela execução das atividades do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Alagoas, promovendo o nivelamento da qualidade dos produtos e serviços ofertados à população da capital e do interior.
Está entre as atribuições do Instituto, a fiscalização de produtos e instrumentos, como balanças, bombas de combustível, taxímetros, entre outros, e acompanhamento de medidas. Além disso, compete ao órgão proteger o consumidor e mantê-lo informado, orientando sobre os cuidados que se deve ter ao adquirir produtos e serviços.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Disputa Familiar deve esquentar as próximas eleições municipais em Canapi e Mata Grande.

Primos, Jacob Brandão e Celso Luiz devem lançar seus candidatos em lados opostos nos dois municípios em 2016.

Por: Marcio Martins
Crédito: Montagem/Canapi Agora

Atualmente ocupando as cadeiras de prefeito em Mata Grande e Canapi, Jacob Brandão e Celso Luiz, ambos integrantes da família Brandão, já se articulam politicamente para as próximas eleições em 2016, o objetivo é continuar no poder, seja de forma direta como o prefeito Celso Luiz ainda em seu primeiro mandato podendo concorrer à reeleição em Canapi ou indireta como no caso do prefeito de Mata Grande Jacob Brandão reeleito em 2012.

O nome mais cogitado pelo grupo político da atual gestão de Mata Grande é do atual Secretário de Finanças Grabriel Brandão, que também é primo do atual prefeito e deve segundo conversas de bastidores enfrentar outro membro da família, o jovem Luiz Pedro ex-Secretário Municipal de Educação de Canapi, filho do prefeito Celso Luiz.

Conhecendo como poucos a força política do ex-presidente da Assembléia Legislativa, o prefeito Jacob Brandão e seu pai o ex-prefeito Helio Brandão, tentam segundo eles, “aniquilar” a oposição, trazendo para junto do governo grandes lideranças políticas de oposição, como o vereador Orlando Ferraz e o ex-vereador Tino Reis. Por outro lado, a oposição liderada pelo prefeito Celso Luiz não é tão fácil de ser derrotada assim, devendo ganhar forças nos próximos meses com a chegada de novas lideranças ao grupo, como já se cogita inclusive, uma aliança com o ex-prefeito matagrandense Fernando Lou, derrotado por duas vezes consecutivas pelo prefeito Jacob Brandão, mas que ainda não se posicionou sobre o assunto.

Contudo, vendo seu “reinado” ameaçado diante da forte candidatura de oposição, haja visto, a igualdade de poder econômico e político de ambos os grupos, Jacob Brandão e aliados devem combater “fogo contra fogo” objetivando continuar no poder em Mata Grande e “arrancar” seu primo, Celso Luiz da prefeitura de Canapi, tudo isso sem deixar enfraquecer a preferência do eleitorado matagrandense.

Mas se para Celso Luiz vencer as eleições em Mata Grande é uma das disputas mais difíceis de sua carreira política, para Jacob, derrotar Celso Luiz e seu forte grupo político em Canapi é uma missão quase impossível, no entanto, segundo lideranças ligadas ao jovem prefeito, este deve contar com o apoio do ex-secretário de transportes de Canapi  Vavá Mariano, que chegou a ser cogitado candidato a prefeito em 2012 apoiado pelo ex-prefeito Zé Hermes, mas acabou sendo vitima de um “golpe” político e ficou fora da disputa.

A disputa promete, mas pelo menos em Canapi não deve se resumir apenas entre dois grupos políticos, afinal, o ex-prefeito Zé Hermes há alguns meses vem pedindo apoio da população canapiense para o que chama de Projeto/2016, dando a entender que deve disputar as próximas eleições municipais contra o seu “padrinho político” Celso Luiz, responsável por elegê-lo vice-prefeito em 2000 e prefeito em 2004. Outro que deve disputar pela quarta vez as eleições municipais para prefeito é o ex-vereador Tonho Prefeitinho, que segundo ele, volta a colocar seu nome mais uma vez a disposição do povo canapiense, como verdadeira opção de mudança, sem exigir dos membros do seu partido (Democratas) a obrigatoriedade da confirmação do seu nome para candidato a prefeito. De acordo com o ex-vereador, qualquer membro do partido que tenha ficha limpa, aprovação popular e um plano de governo coerente e transformador poderá ser o candidato do partido.

Portanto, muita água ainda vai rolar por baixo desta ponte, muitos acordos ainda serão firmados, alianças desfeitas, muito dinheiro esbanjado, mas no final, quem decidirá é o eleitor, que este sim, é o principal responsável  pelo descaso ou desenvolvimento do município, pois na linha da corrupção política ele é quem decide se sustenta o “esquema”.





sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Canapi e outras cinco cidades sertanejas

Técnicos da Companhia trabalham para regularizar fornecimento nesta sexta-feira.

Por: Ascom - Casal
Crédito: Reprodução ilustrativa/Google Imagens
O rompimento de uma adutora de 300mm, que rompeu no povoado Mosquita, no município de Água Branca, está causando deficiência fornecimento de água nas cidades de Água Branca, Canapi, Inhapi, Mata Grande, Pariconha e a parte alta de Delmiro Gouveia.

Técnicos da Unidade de Negócio Sertão, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), estão realizando o conserto da tubulação e segundo a gerência da unidade, a previsão era de que o serviço fosse concluído ainda nesta quinta-feira (15). Porém, a regularização do sistema, que é coletivo, somente ocorrerá nesta sexta-feira (16).

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Carteiros entram de férias e população de Canapi, Joaquim Gomes e Santa Luzia do Norte ficam sem receber correspondências.

Por: Jamylle Bezerra/GazetaWeb
Crédito: Redação/Canapi Agora


Os moradores de três municípios alagoanos estão sem receber correspondências em casa, durante a semana, por conta da falta de carteiros que possam fazer a distribuição do material. O problema, registrado nas cidades de Santa Luzia do Norte, Joaquim Gomes e Canapi, teve início depois que os profissionais da área entraram de férias e não foram substituídos. Para amenizar os transtornos causados pela situação, o órgão está realizando mutirões nos fins de semana.

De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, cada um desses municípios conta com apenas um carteiro, que faz a distribuição das correspondências em toda a cidade. Como o número de profissionais na reserva em Alagoas é restrito, eles não puderam ser substituídos neste mês de janeiro, quando entraram de férias. 

“Registramos um alto índice de afastamento neste mês e, como o número de carteiros é restrito, priorizamos as cidades com maior fluxo de correspondências”, esclareceu a assessoria. 

Segundo os Correios, neste período, as pessoas que estiverem aguardando alguma correspondência ou encomenda urgente precisam se deslocar até a sede dos Correios para fazer a retirada do material. Em Joaquim Gomes, por exemplo, a fila na sede do órgão, situada no Centro da cidade, é constante e tem sido alvo de reclamações por parte da população. 

Mutirão 

De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, carteiros locados em outros municípios estão sendo deslocados até as três cidades durante o fim de semana para fazer um mutirão e a devida distribuição das cartas acumuladas ao longo da semana. No último fim de semana, quatro profissionais trabalharam em Joaquim Gomes, quantitativo que será repetido no próximo mutirão, previsto para acontecer nos dias 17 e 18.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Juiz de Mata Grande passar a responder pela Comarca de Canapi.


Designação foi feita pelo desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas; presidente também designou outros magistrados para Capital e interior.


Por: Discom - TJ/AL
Crédito: Caio Loureiro - Discom - TJ/AL

O juiz Jairo Xavier Costa, titular de Mata Grande, vai responder pela Comarca de Canapi. A designação foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas.

O presidente também designou o juiz Diego Araújo Dantas, da 3ª Vara de Santana do Ipanema, para atuar na Comarca de Maravilha. Já o magistrado Geraldo Tenório Silva Júnior, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Maceió, vai responder pelo 3º JECC da Capital.
Em virtude das férias do juiz titular, o magistrado Ayrton de Luna Tenório, da 12ª Vara Criminal de Maceió, responderá pela 13ª Vara Criminal da Capital durante o mês de janeiro. Também neste mês, o magistrado Henrique Gomes de Barros Teixeira, titular da 3ª Vara Cível de Maceió, atuará na 4ª Vara Cível da Capital.
O desembargador também designou o juiz Mauro Baldini, da 1ª Vara de Coruripe, para responder pela Direção do Fórum da mesma Comarca. As portarias foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (12).

sábado, 10 de janeiro de 2015

Trecho da BR-316 de Canapi/AL a Inajá/PE volta a servir de propaganda política para iludir a população.


Deputado Federal diz pela “milésima” vez ter conseguido apoio político para dar inicio as obras.

Por: Marcio Martins
Com Blog do Bernadino/Cada Minuto
Crédito: Montagem/Google Imagens

Já não faço mais nem ideia de quantas vezes compartilhei aqui no Canapi Agora matérias de diversos sites, blogs e portais de noticias informando que deputados e senadores alagoanos finalmente haviam conseguido junto ao Ministério dos Transportes apoio para dar inicio as obras da BR-316 entre Canapi/AL e Inajá/PE, mas com o encerramento dos prazos por eles estipulados na mídia, mas uma vez vimos que tudo não passava de mais uma jogada política para promoção dos mesmos, em especial do Deputado Federal Mauricio Quintella do (PR) partido pertencente a base aliada da presidente Dilma, mandatário do Ministério dos Transportes durante toda sua gestão.

Como disse o próprio deputado em recente matéria publicada, hoje, Sábado 10/01/2015 no Blog do Bernardino do Portal Cada Minuto (Conforme podemos conferir AQUI neste link) O POVO JÁ NÃO ACREDITA MAIS EM TANTA PROMESSA, “pois é deputado... Não acredita mesmo! Afinal são 53 anos de descaso, descaso esse para o qual o Sr. vem contribuindo com tanta promessa e falta de compromisso com o que se propôs quando eleito por seguidos mandatos de Deputado Federal”.

Ainda sobre a matéria, Mauricio Quintella chegou a informar ao Ministro dos Transportes, suplente de Senador Antônio Carlos Rodrigues (PR/SP) que o trecho Carié a Inajá em Pernambuco é o único federal em território alagoano que ainda é pista de barro e em todas as campanhas políticos prometem asfalto, só que ele se esqueceu de dizer, que entre esses políticos prometedores, sempre foi um dos “primeiros da fila”. Mas deixa pra lá! Sabe qual foi à atitude do ministro ao ouvir o relato do colega de partido? O que sempre fazem os políticos com os canapienses que sonham um dia ver este asfalto sair do papel: Deu foi uma boa RISADA e como de praxe, prometeu que agora na segunda gestão do governo Dilma à obra será concluída, isso sem dar previsão alguma para a reabertura do “famigerado” edital.


Contudo! Ao final da conversa, Mauricio Quintella agradeceu ao Ministro e considerou a reunião proveitosa, “o que particularmente tenho que concordar, afinal, mais proveitosa do que isso para promoção política do “nobre deputado”, só se tivessem anunciado mais uma data mentirosa para o inicio das obras”.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Assessoria da Prefeitura anuncia Zé Divo como o mais novo vereador do município.

Suplente nas ultimas eleições, edil assume após o recesso da Câmara Municipal a vaga deixada pelo vereador Silvan de Souza, que de acordo com correligionários ligado a atual gestão municipal teria renunciado ao cargo. 

Por: Redação
Crédito: Facebook/Reprodução

Embora nenhum comunicado oficial tenha sido divulgado pela Câmara Municipal de Vereadores, é grande a repercussão da suposta renuncia do vereador Silvan de Souza (PT). A notícia pegou toda a população canapiense de surpresa.

De acordo com correligionário ligados a atual administração municipal, o vereador que também é policial rodoviário federal deve oficializar sua renuncia nos próximos dias, após o recesso da Câmara Municipal.

O motivo da suposta renuncia ainda não foi divulgado, e há quem diga inclusive, que não haverá renuncia alguma ou no máximo uma licença de 90 dias, no entanto, a divulgação de uma postagem no facebook da Prefeitura Municipal nesta segunda-feira (06) anunciando o suplente nas ultimas eleições "Zé Divo" como vereador em foto tirada ao lado do prefeito Celso Luiz e amigos no povoado Queimada dos Birotas reforçou a "veracidade" da informação. 

Mas conversa vai, conversa vem, o certo é que tanto Silvan, quanto Zé Divo são aliados fieis do Prefeito Celso Luiz, o que não alteraria em nada seu "domínio" sobre as decisões da Câmara Municipal caso confirmada a renuncia. 


Dada a notícia divulgada neste blog, desde já informamos que fica aberto o espaço para o vereador Silvan de Souza se pronunciar sobre o conteúdo desta matéria, se assim for do seu interesse. 
Att; A redação

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Motoqueiros armados assaltam loja no centro da cidade e levam cerca de 15 mil reais em telefones celulares, tablets e aparelhos de informática

Após a fuga, o proprietário chegou a acionar a policia, mas os PMs de plantão afirmaram que nada poderiam fazer pois a viatura estava sem combustível.

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Google Imagens


A ousadia dos bandidos não tem precedente, em pleno horário de "pico", por volta das 13hs da tarde desta segunda-feira, a loja AJ Net de propriedade do ex-vereador Tonho prefeitinho, localizada no centro da cidade, foi assaltada por dois homens armados em uma motocicleta de modelo e placa não identificados.

De acordo com o proprietário, os criminosos renderam ele, a esposa e alguns clientes com duas espingardas, uma calibre "12" e uma soca tempero, esta ultima, aparentemente de posse de um adolescente, dada a estatura física de um dos meliantes que não pôde ser reconhecido graças a uma camisa que cobria seu rosto. Já seu comparsa também não foi reconhecido pois estava o tempo todo de capacete e de posse da outra arma, esta de grosso calibre. 

No momento do assalto uma criança de apenas 11 anos foi obrigada a recolher junto com um dos bandidos todos os produtos e colocar em um saco. 

Após recolher todos os telefones celulares, tablets e aparelhos de informática que estavam expostos no balcão da loja os meliantes subiram na moto e fugiram com direção ao município de Inhapi, onde ao passar pelo povoado Cova do Casado que fica a caminho do município foram reconhecidos por amigos da vitima, que neste intervalo já haviam sido informados do assalto, mas nada puderam fazer para impedir a fuga dos criminosos. 

Após a fuga, Tonho prefeitinho chegou a acionar a polícia, mas para sua surpresa os PMs de plantão informaram que nada poderiam fazer pois a viatura estava sem combustível. 

Cerca de 15 mil reais em produtos e equipamentos foram levados pelos assaltantes. Esta é a quarta vez que o comerciante é assaltado.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Canapiense é nomeado Secretário Municipal de Educação em Monte Negro/RO.

Por: Redação
Crédito: Facebook/Arquivo pessoal e Google Imagens

Residente no município de Monte Negro/RO há quase 10 anos, o canapiense Hélio Franthesko Ramalho dos Santos, professor concursado da rede pública municipal, formado em administração pela FAAR – Faculdades Associadas de Ariquemes/RO é o mais novo Secretário Municipal de Educação do município rondoniense.

Franthesko como é mais conhecido estudou todo ensino médio em Canapi, mas sua formação superior foi em Ariquemes, cidade distante a 54km de sua residência em Monte Negro.

Mais do que uma indicação política, o ingresso do canapiense a Secretaria Municipal de Educação veio da sua formação e competência, haja visto, que nem ele e muito menos sua família tem influência política no município. O que mais influenciou sua indicação pelo prefeito Jair Miotto Junior foi sua formação superior em administração e principalmente sua profissão de professor, profissional que mais do que ninguém conhece todas as mazelas que enfrenta a educação pública brasileira.

Antes de assumir a secretaria, Hélio Franthesko também foi conselheiro municipal do FUNDEB, responsável por fiscalizar os gastos públicos da educação no município. E, diga-se de passagem, membro de um conselho atuante em contato direto com o Ministério Público.

Com apenas 30 anos de idade, Hélio Franthesko em apenas pouco mais de dois meses a frente da secretaria já mostrou para que veio, uma de suas primeiras medidas adotadas a frente da pasta, foi corrigir algumas distorções, tais como; salários de alguns professores abaixo do piso nacional e o retorno de alguns servidores de outras secretarias para a educação, ou seja, ao posto para qual prestaram concurso e foram aprovados. Além disso, o novo secretário já tem reunião agendada com representantes dos servidores e professores do município para discutir transparência nos gastos públicos e o desenvolvimento da educação municipal nos próximos anos, bem como, a valorização dos seus profissionais.

Monte Negro/RO


A cidade de Monte Negro surgiu do Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR), do projeto de assentamento Marechal Dutra. O seu desenvolvimento sócio-econômico proporcionou-lhe as condições de ser transformado em município pela Lei n.º 378, de 13 de fevereiro de 1992 tendo como decreto que seu aniversário seria comemorado no dia 14 de fevereiro. A denominação de Monte Negro foi criado em homenagem a um acidente do relevo do seu território com esse nome. Sua população estimada em 2010 era de 14.090 habitantes, de acordo com o senso 2010 do IBGE. Passados 5 anos, acredita-se que sua população atualmente já ultrapassa os 20 mil habitantes.

Sua economia é baseada na agricultura e pecuária, também explora o extrativismo vegetal e o turismo, sendo famosas as suas praias a beira do rio Jamari. Monte Negro pode ser considerado um centro de referência na área de pesquisas da saúde em Rondônia e todo Brasil, existe na cidade laboratórios e núcleo avançado de pesquisas ha mais de dez anos na região casos com doenças infecciosas (hanseníase, tuberculose, hepatites, AIDS, doença de chagas, micoses profundas e outras).

sábado, 3 de janeiro de 2015

Alagoas registra 18 mortes violentas em apenas 48 horas, uma delas em Canapi.


Crimes aconteceram na capital e interior do Estado, conforme relatórios dos IMLs.

Por: Gazetaweb
Crédito: Reprodução/Google Imagens

A violência não deu trégua em Alagoas nos últimos dois dias, quando foi comemorada a chegada do ano novo. Os Institutos Médico Legal (IML) de Maceió e Arapiraca registraram a entrada de 18 corpos de pessoas vítimas de mortes violentas entre as 7h do dia 31 de dezembro e as 7h desta sexta-feira (2). Os casos aconteceram na capital e em diversas cidades do interior do Estado. 

De acordo com os relatórios do IMLs divulgados na tarde de hoje, somente dez casos foram registrados no período de 24 horas compreendido entre as 7h do dia 31 de dezembro e o 1º dia do novo ano. Um caso aconteceu no bairro do Benedito Bentes e vitimou João Victor da Conceição, de 35 anos, assassinado a golpes de arma branca. 

Já no centro de Coruripe, José Ricardo dos Santos, de 31 anos, foi assassinado a tiros no último dia de 2014. Na zona rural de Rio Largo, o jovem Wagne Ângelo da Silva, de 24 anos, foi morto após ser atingido por disparos de arma de fogo. Os outros casos registrados nesse dia aconteceram em Pilar, Matriz de Camaragibe, Canapi, Penedo e nos bairros do Jacintinho e da Santa Amélia, em Maceió. 

No primeiro dia do ano, as mortes violentas foram registradas nos bairros Gruta de Lourdes e Benedito Bentes, em Maceió, e nos municípios de Marechal Deodoro, Joaquim Gomes, Flexeiras, Penedo, Santana do Ipanema e Barra de São Miguel, onde um tiroteio, na tarde do 1º dia do ano, deixou também uma pessoa ferida.

Segundo a polícia, homens armados se aproximaram, em trecho do Rio Ninquim, de um grupo de pessoas que reside na cidade São Miguel dos Campos e que festejara o réveillon na Barra de São Miguel, um dos balneários mais procurados de Alagoas. Ninguém foi preso, mas a suspeita é a de que o crime tenha relação com o tráfico de drogas.

Além dos homicídios, também foram registradas cinco mortes por acidentes de trânsito em Alagoas, ocorridos nos municípios de Major Isidoro e Porto de Pedras, e nos bairros de Ipioca, Trapiche da Barra e Jatiúca, em Maceió. Ocorreram ainda, durante o período, quatro mortes por afogamento ocorridas no bairro da Levada, em Maceió, e nos municípios da Barra de São Miguel, Matriz de Camaragibe e Branquinha.

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)