segunda-feira, 31 de março de 2014

Carimbão faz importante alerta a população brasileira sobre pontos polêmicos do Plano Nacional de Educação em tramitação na Câmara dos Deputados.

Projeto prevê que as crianças não sejam tratadas nas escolas pelo sexo que possuem.
Por: GIVALDO CARIMBÃO/Deputado Federal  – PROS/AL
Crédito: Google Imagens
Uma coisa que faço questão de frisar, Senhor Presidente, sobre o PNE em discussão nesta Casa, é a inclusão da ideologia de gênero no texto legal. Como defensor convicto da família e dos princípios cristãos tradicionais da sociedade brasileira, considero uma aberração essa ideia imaginada por cientistas sociais que tem como eixo a afirmação de que o sexo biológico com o qual nascemos não define a nossa sexualidade. Esta é pura e simplesmente uma construção social, que pode assumir tantas variáveis quanto julgarem conveniente aqueles que querem implantar essa ideologia. O fim último dela é a completa subversão da sexualidade humana e da família natural. A teoria de GÊNERO está sendo utilizada para promover uma revolução cultural sexual marxista, principalmente entre as crianças em idade escolar. Tem suas origens nas ideias dos pais do comunismo, Marx e Engels.
Na submissão da mulher ao homem através da família, e na própria instituição familiar, Marx e Engels entenderam estar a origem de todos os sistemas de opressão que se desenvolveriam em seguida. Se essa submissão fosse consequência da biologia humana, não haveria nada que fosse possível fazer.
A ideologia de gênero, afirmando que a diferença entre o homem e a mulher não é biológica (pasmem!), mas consequência de papéis socialmente construídos, somou-se à obra de Marx através da conclusão que, se esta é a base de toda opressão e tudo não passa de uma construção social, então será possível modificar, justamente através da ideologia de gênero, os papéis de homens e mulheres até chegarmos a uma igualdade tão completa que não haveria mais espaço para os papéis de marido e esposa e mesmo da instituição que hoje conhecemos como família.
As crianças, sem família e sem pais para as educarem, teriam o Estado como única instituição para educá-las. Nesta sociedade socialista ideal, sem a OPRESSÃO do sexo masculino e feminino, as crianças serão educadas para serem bissexuais, a masculinidade e a feminilidade não serão mais naturais, e os próprios conceitos de heterossexualidade e homossexualidade deixarão de fazer sentido.
Esse é um verdadeiro cavalo-de-Tróia que o governo está tentando apor ao projeto. Precisamos nos mobilizar para derrubar essa proposta como está, e aprovar o texto como foi modificado pelo Senado.
Em 2013, a Câmara aprovou a proposta que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação; e 25% para a saúde. O texto já virou lei (12.858/13) e, segundo cálculos do relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), o total de recursos à disposição dessas áreas aumentará de R$ 25,8 bilhões para R$ 335,8 bilhões em dez anos.
Apesar do aumento das verbas previstas para a educação, críticos ao texto atual do PNE acreditam que as metas não serão cumpridas se não houver alguma espécie de punição para os entes federativos. Isso porque o projeto de lei não estabelece qualquer sanção para o governo que deixar de cumprir uma estratégia ou não alcançar uma meta intermediária da proposta, por exemplo.
A questão da implantação da Ideologia de Gênero nesse projeto e em outros tramitando nesta Casa simplesmente está sendo escondida da maioria da população. Todos os cidadãos que não concordam que o teor desses projetos devem se manifestar, caso contrário essas leis podem ser impostas ao povo brasileiro. Se não se fizer nada, não adianta depois se lamentar.

Portanto, Senhor Presidente, considero de extrema importância trabalharmos pela derrubada do texto defendido pelo relator Angelo Vanhoni que defende a inclusão da famigerada ideologia de gênero no projeto. Vamos trabalhar pelas crianças, pelos jovens, pela derrubada da ideologia marxista que o governo quer impor à população estudantil deste país. Vamos trabalhar pelas famílias. Esse é o lema principal de meu partido, o PROS.

sábado, 29 de março de 2014

Visão Mundial Brasil lança editais para preenchimento de vagas em aberto no PDA/Mandacarú em Inhapi.


Interessados deverão encaminhar seu currículo até o dia 05/04/2014. A inscrição será feita pelo e-mail visaomundial_rh@wvi.org; e no assunto do email o nome da vaga a qual pretende concorrer/nome do candidato.


Candidatos Portadores de Necessidades Especiais também podem participar da seleção. Neste caso se faz necessário mandar juntamente com o currículo a descrição de sua deficiência e na contratação o Laudo médico atualizado;

Obs: Essa oportunidade não esta aberta a cadeirantes, pois no momento a VMB  não possui a estrutura necessária.

Confira os editais!

EDITAL Nº 01
VISÃO MUNDIAL BRASIL

Contrata: Auxiliar Administrativo
Local: PDA Mandacaru – Inhapi/AL
Vaga: 01 (um)

Quem Somos:
ONG Cristã Humanitária e de Desenvolvimento criada em 1950 e presente em aproximadamente 100 países. Trabalhando no Brasil desde 1975 com o enfrentamento da pobreza e da exclusão social, a Visão Mundial prioriza em seus programas as crianças e os adolescentes que vivem em comunidades pobres e em situação de vulnerabilidade, para promover o bem estar das pessoas.

Finalidade da posição:
Dar suporte técnico-administrativo e financeiro a Projeto especial, promovendo o monitoramento do desempenho dos orçamentos dos projetos do PDA, de acordo com o manual financeiro, alinhado as políticas da Visão Mundial.

Perfil

Ensino Médio ou Técnico Completo.
Experiência Mínima de 6 meses na função
Conhecimento do pacote Office, com domínio do Excel.
Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente
Experiência na administração de projetos sociais;
Experiência na elaboração de relatórios analíticos
Alta confiabilidade, confidencialidade e discrição no tratamento da informação.
Capacidade de análise e síntese.
Linguagem e técnicas de escrita.
Raciocínio lógico e numérico.
Atividades

Calcular o orçamento de projetos e programas;
Solicitar e monitorar os diferentes pagamentos dos projetos e programas do PDA;
Elaborar, acompanhar e monitorar orçamentos referente às despesas do PDA;
Elaborar relatórios referentes às despesas ocorridas mensalmente e anualmente;
Prestar contas das despesas financeiras mensais e anuais;
Auxiliar à coordenação do PDA nas questões orçamentárias;
Apoiar a coordenação do PDA nas demais atividades concernentes à unidade, da mesma natureza e nível de complexidade;
Monitorar mensalmente as entregas das prestações de contas;
Desenhar de sistemas administrativos de monitoramento financeiro e de atividades, propondo novos fluxos e processos;
Analisar as discrepâncias nos orçamentos dos projetos, tanto na fase de elaboração como na fase de execução;
Prover mensalmente informações financeiras para apoiar decisões de cortes orçamentários. (Orçamento, valor realizado, saldo atualizado, em reais e dólares, levando em conta as variações cambiais.
Competências Técnicas

Habilidades em planejamento estratégico;
Conhecimento em informática, com sólido conhecimento avançado em Excel;
Conhecimento de ferramentas e sistemas de gestão;
Conhecimento em gestão financeira;
Competências Essenciais;
Competências Empreendedoras: produzir resultados e serviços de qualidade. Praticar a responsabilidade e integridade. Comunicação eficaz de informações;

Competências de raciocínio: pensar de forma clara, profunda e amplamente. Entender a área de ajuda humanitária. Entender a Missão e as operações da Visão Mundial. Prática contínua da inovação e criatividade;
Competências de auto-gestão: Demonstrar valores centrados em Cristo na vida e no trabalho, Aprendizado que visa o crescimento e o desenvolvimento, Manter a eficácia e o equilíbrio entre trabalho/vida;
Competências de Relacionamento: Construir relacionamentos de cooperação. Praticar a diversidade cultural e de gênero. Influenciar pessoas e grupos.
Competências Comportamentais


•Bom relacionamento interpessoal,
•Construir relacionamentos em todos os níveis da organização e sensibilidade para atendimento;
•Boa capacidade de analise;
•Espírito de equipe;
Bom poder de síntese;
•Pro atividade, Senso de planejamento e organização;
•Facilitador de Processos;
•Orientação para resultados;
•Alta confiabilidade, confidencialidade e discrição no tratamento da informação.
Benefícios
Assistência Médica (para o Titular e dependentes, custos compartilhados), Assistência Odontológica, Previdência Privada, (a Instituição deposita contrapartida ao depósito do Funcionário, até um limite 8% percentual), Auxilio Creche Seguro de Vida em grupo
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

Enviar CV.s: visaomundial_rh@wvi.org com assunto: Auxiliar Administrativo Financeiro


EDITAL Nº 02
VISÃO MUNDIAL BRASIL

Contrata: Coordenador(a) do Projeto Promovendo Infância
Local: 01 vaga em Recife e 01 vaga PDA Mandacaru – Inhapi/AL
Vaga: 02 (duas)

Quem Somos:
ONG Cristã Humanitária e de Desenvolvimento criada em 1950 e presente em aproximadamente 100 países. Trabalhando no Brasil desde 1975 com o enfrentamento da pobreza e da exclusão social, a Visão Mundial prioriza em seus programas as crianças e os adolescentes que vivem em comunidades pobres e em situação de vulnerabilidade, para promover o bem estar das pessoas.

Finalidade da Posição
Implementar e coordenar as ações nas comunidades atendidas pela VMB para “Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil, abordando, sensibilizando, identificando suas necessidades e demandas para desenvolver atividades a fim de contribuir para o bem estar das crianças e suas famílias, de acordo com as diretrizes e políticas da Visão Mundial e Confraternidade.

Perfil

  • Curso superior nas áreas de Ciências Sociais ou Humanas.
  • Experiência em trabalhos com comunidades;
  • Habilidade em sistematização de informações e elaboração de relatórios;
  • Experiência na área requerida e atuação em ONGs, redes e movimentos sociais;
  • Experiência em gestão de projetos sociais;
  • Conhecimento das Políticas Públicas e da Legislação vigente sobre Direitos Humanos;
  • Desejável que tenha experiência de trabalho com grupos comunitários, redes e comunidades para trabalhar o tema de Enfretamento de Trabalho Infantil;
  • Habilidade em processo de planejamento, monitoramento e avaliação;
  • Habilidade de mobilizar e articular junto as Redes e Fóruns que trabalhem com a temática doTrabalho Infantil;
  • Habilidade em Gestão de Pessoas;
  • Conhecimento em informática;
  • Disponibilidade para viagens;
  • Ter habilidade para trabalhar com grupos.

Principais Atividades

  • Implementar ou assegurar que sejam realizadas todas as ações previstas no projeto;
  • Promover juntamente com as Redes e Organizações Locais ações e intervenções no
  • enfrentamento e prevenção ao trabalho Infantil.
  • Participar e estimular a participação dos lideres comunitários em espaços políticos para o desenvolvimento do projeto;
  • Articular parcerias para potencializar as ações do projeto, do PDA e da rede comunitária;
  • Participar e integralmente das capacitações previstas no projeto;
  • Realizar processos de diagnóstico, medição de indicadores e avaliação;
  • Participar do processo de planejamento, execução e monitoramento do projeto;
  • Elaborar agendas, orçamento, relatórios mensais, semestrais e anuais a ser encaminhado as áreas competentes;
  • Realizar as rotinas de planejamento, monitoramento e avaliação da equipe de campo;
  • Elaborar relatórios técnicos, avaliativos e descritivos;
  • Participar de encontros, capacitações, reuniões na área;
  • Representar a VMB no Fórum Estadual Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil;
  • Executar outras tarefas correlatas às acima descritas, de acordo com as necessidades do projeto;

Competências Técnicas

  • Boa comunicação oral e escrita;
  • Habilidade com internet;
  • Bom relacionamento interpessoal responsável, dinamismo, agilidade, confidencialidade;
  • Espírito de equipe;
  • Senso de organização e planejamento.
  • Demonstrar um senso de urgência adequado ao permanecer calmo e no controle sob pressão;
  • Construir relacionamentos em todos os níveis da organização e sensibilidade para atendimento;
  • Pensamento estratégico, criativo e inovador e capacidade Mobilização da equipe para resultados;
  • Capacidade de tomada de decisões, senso de planejamento e organização.
  • Explicitar poder de convencimento
  • Orientação para Pessoas;
  • Orientação para Resultados;
  • Revelar dinamismo.

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS


Competências Empreendedoras: Produzir resultados e serviços de qualidade. Praticar a responsabilidade e integridade. Comunicação eficaz de informações.
Competências de raciocínio: Pensar de forma clara, profunda e amplamente. Entender a área de ajuda humanitária. Entender a Missão e as operações da Visão Mundial. Prática contínua da inovação e criatividade.
Competências de auto-gestão: Demonstrar valores centrados em Cristo na vida e no trabalho, Aprendizado que visa o crescimento e o desenvolvimento, Manter a eficácia e o equilíbrio entre trabalho/vida.
Competências de Relacionamento: Construir relacionamentos de cooperação. Praticar a diversidade cultural e de gênero. Influenciar pessoas e grupos.

Competências Comportamentais

  • Capacidade de análise e síntese;
  • Planejamento do tempo e das ações com foco na produtividade;
  • Confidencialidade e discrição no tratamento da informação;
  • Raciocínio lógico;
  • Pro atividade;
  • Organização;
  • Ótimo relacionamento interpessoal;
  • Relacionamento eficaz com públicos diversificados;
  • Atenção concentrada;
  • Espírito de equipe.

Benefícios
Assistência Médica (para o Titular e dependentes, custos compartilhados), Assistência Odontológica, Previdência Privada, (a Instituição deposita contrapartida ao depósito do Funcionário, até um limite 8% percentual), Auxilio Creche (para mulheres com filhos com idade de até 6 anos e 11 meses)
Seguro de Vida em grupo

Regime de contratação: Contrato por tempo indeterminado

Enviar CV.s: visaomundial_rh@wvi.org com assunto: Coordenador do Projeto Promovendo Infância


Dúvidas! (82) 81821222

COLUNA JUSTIÇA & CIDADANIA: O que é? E como deve ser a estrutura mínima de um plano de cargos, carreiras e salários no setor público?

Crédito: Reprodução/Google Imagens

Todo plano de carreira no setor público está regulamentado em leis, decretos e portarias, sendo assim o primeiro movimento de análise é encontrar toda a legislação que regulamenta a Gestão de Cargos, Carreiras e Salários. Vale salientar que nem sempre as regulamentações se encontram em uma lei somente.

A construção do Plano de Cargo e Salários, requer planejamento estratégico, VONTADE ADMINISTRATIVA E POLÍTICA, definição de metas, Sindicato atuante.

ITENS IMPORTANTES DENTRO DA COMPOSIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES:

Os cargos e as funções que compõe a carreira na administração pública; O perfil dos cargos analisados (de profissões específicas / multidisciplinares ou de atribuição específica/atribuição genérica ou multifuncional);  As descrições das atribuições de cada cargo e funções; Construção de uma tabela com base na prática de mercado e que acomode todos os cargos disponíveis para cada carreira; Os mecanismos de transição de uma atribuição para outra dentro do mesmo cargo. Vale salientar que os cargos podem ser agrupados para compor grupos ocupacionais ou classes.

JORNADA DE TRABALHO
Definição das jornadas básicas e especiais da carreira e os cargos que tem direito a jornada especial; Regras de migração entre uma jornada para outra; Diferenciações salariais entre jornadas.

ESTRUTURA DA CARREIRA
Tamanho da carreira e quantos espetes; Possibilidades de evolução funcional; Tempo mínimo para evoluir entre os estepes; Tempo médio para se atingir o final da carreira.
 Os cargos podem ser agrupados para compor grupos ocupacionais ou classes. Apenas para exemplificar podemos mencionar os tipos de estrutura que podem ser do tipo torre ou quadrada.

EVOLUÇÃO FUNCIONAL - Tempo de serviço público; Tempo no cargo; Títulos; Avaliação de desempenho; Concurso de acesso; Pesos para cada item.
Os critérios de progressão e promoção devem permitir tanto o reconhecimento sobre os resultados, comportamentos e atitudes do passado, quanto as possibilidades de desenvolvimento profissional e organizacional para o futuro, alinhados com os requisitos dos cargos a serem ocupados.

SALÁRIO/REMUNERAÇÃO
Segundo entendimento de Chiavenato “Salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta durante determinado período de tempo”.

Fator relevante que vale ser mencionado sobre equidade: Através do salário temos a equidade interna, que pode ser obtida através do processo de avaliação e classificação de cargos, quanto a equidade externa, pode ser obtida através de pesquisa salarial. (KNAPICK, 2008, p. 192). A equidade interna também é uma exigência da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT: “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.” (BRASIL, CLT, Art. 461). A inobservância a este artigo abre possibilidade para ações judiciais de pedido de equiparação salarial.

Os critérios que determinarão a progressão e promoção salarial devem, preferencialmente, ser os mesmos da progressão ou promoção na carreira. Carreira e salários devem ser integrados, caso contrário podem revelar grandes iniquidades no interior das organizações. E para que não haja iniquidades, que não dá para voltar atrás, haja vista o princípio de irredutibilidade salarial posto no art. 7º, inciso VI, da Constituição Federal, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.

Por fim, como forma de harmonia e respeito entre os empregadores e empregados reproduzo uma parte do último trecho da promulgação da nossa Carta Magna de 1988: .... “para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”.

Para finalizar deixo uma expressão em latim muito usada no direito, apenas para reflexão.
Dormientibus non sucurrit jus – O Direito não socorre a quem dorme.


REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: edição compacta. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KNAPIK, J. Gestão de Pessoas e Talentos. 2 ed. Curitiba: IBPEX, 2008.


 Por: Bel. Antônio Fabrício Félix Netto
    Oficial de Justiça TJ/AL

quinta-feira, 27 de março de 2014

Conheça o Esporte Clube Juventude um dos times de futebol amador mais bem estruturados do sertão.

Equipe tem apenas um ano de fundação, formada pela juventude do bairro mutirão.

Por: Redação
Créditos: E.C Juventude 

Canapi agora tem um novo time de futebol amador com uma estrutura invejável a qualquer equipe do municipio e região. Criado em Janeiro/2013 o Esporte Clube Juventude do Bairro Mutirão vem conquistando espaço e hoje se destaca não só pela estrutura física que inclui transporte próprio para o deslocamento dos jogadores a jogos amistosos, torneios e campeonatos, como também pela procura de jogadores interessados em fazer parte da equipe, além do ótimo desempenho do time nas competições e jogos disputados.

E  já tem jogos marcados para os próximos dias, a primeira partida do Esporte Clube Juventude  acontecerá neste sábado (27), em um jogo amistoso no municipio de Inhapi e dia 06 de Abril a disputa é pelo campeonato municipal de futebol amador realizado no povoado queimadas dos birotas.

Veja quem são os atletas que jogam em nosso time.


















 





quarta-feira, 26 de março de 2014

Professores vão a justiça contra o prefeito Celso Luiz acusado de perseguição politica.

Educadores não retornaram das férias e aguardam um posicionamento da justiça para voltar a trabalhar.

Por: Redação
Crédito: Arquivo
Atualizada em 27/03/2014

Não se fala em outra coisa nas rodas de conversas entre os profissionais de educação do municipio. Mesmo com a belíssima reforma das escolas Tancredo Neves e João Vieira Maciel, o foco principal das discussões tem sido mesmo a perseguição politica marcante do governo municipal contra um grupo de professores do povoado furquilha deste o inicio da gestão, quando boa parte do grupo teve que deixar suas residências e fazer morada na cidade para onde foram transferidos sem qualquer justificativa legal que descaracterizar-se perseguição.

Mas apesar da revolta sentida pelos educadores, um acordo foi firmado entre o grupo e o Secretário Municipal de Educação, que durante todo o ano letivo de 2013 disponibilizou o transporte exclusivo para os educadores e outras garantias. O problema é que logo no inicio deste novo ano letivo, quando tudo parecia resolvido a perseguição ganhou um novo capítulo, isso porque os mesmos professores foram comunicados que dariam aulas em novas localidades, desta vez, voltando para a zona rural, só que em comunidades bastante afastadas da cidade e de difícil acesso, afinal, em 2013 apesar da transferência, um único veículo transportava todo o grupo da zona rural para a cidade, só que desta vez um foi lotado na Serra do Exú, outro para o Capiá, outro na Cova do Casado ... e por ai vai! Indignados os professores constituíram advogado e entraram na justiça contra a atitude do gestor.

A discussão sobre o problema enfrentado pelos educadores chegou ao Sindicato da categoria que em nota enviada a redação deste blog repudiou veementemente a atitude do atual gestor, lamentando profundamente que em pleno século XXI ainda existam resquícios de coronelismo por parte de pessoas que se acham os donos de um tipo de poder que para eles é"eterno".

Quem também compartilhou do problema foi o vereador Aloísio Basílio que constantemente vem denunciando na tribuna da Câmara Municipal as injustiças cometidas contra os educadores, que entre eles estão sua filha e seu genro. "A maneira brasileira de se trabalhar a política concentra muitos poderes nas mãos do poder executivo, que por meio de seus administradores, podem cometer vários abusos. Um deles é o abuso de poder, que apesar de ser tolerado, é enquadrado no nosso direito como improbidade administrativa. Quem é servidor público, ligado por meio de concurso à administração pública, muitas vezes se sente receoso em demonstrar suas opiniões, por medo de ser perseguido. A mais covarde das formas, se traduz na remoção: transferência da localidade de trabalho do funcionário, para outra de difícil acesso, ou que fique distante de sua residência. Esses educadores que trabalhavam no povoado furquilha e de lá foram removidos tinham em torno de 8 ou 9 anos e outros por mais de 15 anos de trabalho. O que esses professores fizeram? não sei, será que é por que não concordam com administração do gestor, não votaram nele ou em algum parlamentar ligado ao próprio gestor? Ora! vivemos em um país democrático e devemos buscar nossos direitos, o interessante é que foram removidos os mesmos servidores do ano passado onde os mesmos trabalhavam em forquilha, será que lá não tem vaga para eles, por que? -  Indagou o vereador durante seu pronunciamento na tribuna durante mais uma sessão ordinária da Câmara realizada na ultima terça-feira (25). 

Além do sindicato e do vereador Aloísio, o ex-prefeito Zé Leôncio ao ouvir as denuncias do edil, quando presente a uma sessão da Câmara que discutia a aprovação de um projeto de lei que visa instituir o Dia Municipal da pessoa com deficiência, comentou que discordaria se estivesse ocorrendo isso, pois segundo o ex-prefeito tal atitude não acontecia nem no tempo em que o mesmo era prefeito, quando não havia tantas vias de acesso a informação. Disse que o prefeito Celso Luiz não concordaria com isso, mas que se estivesse acontecendo, isso estaria errado.

Para os educadores, toda perseguição sofrida tem por incentivador o vereador Arnaldo Barbosa, que teria conseguido tira-los da escola onde eram lotados durante a antiga gestão, passando a direção para sua filha e empregando seus correligionários.

Conversa vai, conversa vem, ação vai, ação vem, quem deve mesmo decidir o problema é a justiça, que nos próximos dias deve tomar uma decisão. Enquanto isso, os professores seguem em casa e as crianças sem quem os ensine. 


Direito de resposta
Diante das denuncias apresentadas fica o Blog Canapi Agora aberto a publicar na integra a versão dos fatos por parte da administração municipal ou de qualquer pessoa citada na matéria.



segunda-feira, 24 de março de 2014

ARTIGO: Educadores que formam cidadãos ou alienados que formam novos alienados. Que tipo de professores queremos para nossos filhos?

Política nas escolas, fator indispensável para a formação cidadã.

Por: Marcio Martins
Crédito: Montagem/Google Imagens

Neste domingo (23) deixei a internet de lado por alguns minutos e parei na frente da TV para assistir uma edição especial sobre educação produzido pelo Programa Fantástico da Rede Globo que vem mostrando as escolas referências de ensino no Brasil, e olha só! a escola da vez está localizada na contra-mão do desenvolvimento, mais precisamente no centro de uma favela e mesmo assim conseguiu chamar a atenção da grande mídia pela qualidade de ensino ali oferecido, mas não somente pelo ensino por ensino, ou seja, não apenas por ensinar a ler, escrever e contar, o que torna essa escola diferente é a formação cidadã que ela proporciona ao alunado, o conceito de cidadania na prática exercida pelos alunos que decidem seus próprios conflitos e interesses, e transformam a escola em uma ambiente cada vez melhor, onde são estimulados a aprender o verdadeiro espirito de solidariedade e companheirismo, integrando uma instituição que forma para a vida e não um centro de preparação para vestibular, como bem disse uma das professoras ouvidas pela equipe de jornalismo do programa.

Mas se o exemplo desta escola já havia me impressionado, eis que a chamada da matéria seguinte que será exibida no próximo domingo (30) me chamou ainda mais atenção, pois nesta escola pais, alunos, funcionários, professores e direção, todo período de eleição reúne os candidatos a prefeito e vereadores para assumir um compromisso com a educação do municipio, mas não é só isso, pois todos sabem que em época de eleição esses candidatos participam de tudo e prometem céus e terra, mas ai é que vem a força da comunidade escolar, que após as eleições lotam a escola quantas vezes for preciso para cobrar as promessas de campanha que ali foram expostas e agora devem sair do papel.

Mas você deve estar se perguntando: O que isso tem de tão relevante para a educação? Absolutamente tudo! pois sabemos nós que na grande maioria dos municípios, direção, professores, pais e até mesmo alguns alunos são controlados pelo prefeito e pelos vereadores, pois reina o individualismo, pois reina o retrocesso a formação cidadã, formação que não combina com partidarismo, que não combina com omissão, que não combina com alienação. Em escolas assim muitos professores são contratados indicados por vereadores e os concursados grande parte vive correndo atrás de vantagens pessoais, tipo; acréscimo de 20 para 40hs, uma coordenação pedagógica, um emprego pro filho(a), uma linha de estudante ou até mesmo a direção de uma unidade de ensino para assim blindar o assunto politica dentro da escola, não que todo educador por ser contratado mesmo que por indicação politica ou concursado que fez ou faz acordos eleitoreiros compactue com o má educação, pelo contrário, o voto individual pode até ser do candidato, mas o ensino é de cidadania sem partidarismo. Mas voltando a falar sobre os que fazem o ensino público e agem desta maneira vergonhosa que aqui fora relatado, só tenho um pedido a fazer:

Parem de pensar somente no próprio umbigo, não falem dos maus políticos, pois não são eles que precisam tomar vergonha na cara, afinal nunca tiveram, mas sim vocês que se acham educadores, mas na verdade não passam de verdadeiros hipócritas que com um giz na mão envergonham essa profissão tão honrosa. 

Portanto! Se vestisse a carapuça não és um profissional, mas um alienador funcional!

sábado, 22 de março de 2014

Clientes contemplado do mês de Março de 2014 - Canapi, Povoado Furquilha, Negras e Região.


NA CIDADE DE CANAPI

Grupo: 326
Cota: 60
Cliente: José Adeilton Mendonça Vilar
Contemplação: 01 Pop 100

Grupo: 419
Cota: 61
Cliente: Arnaldo de Carvalho Peixoto
Contemplação: 01 CG Fan 150cc 

___________________//__________________

NO POVOADO FURQUILHA

Grupo: 345
Cota: 14
Cliente: Josefa Sileide Santos da Silva
Contemplação: 01 CG Fan 150cc 

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NO POVOADO NEGRAS

Grupo: 334
Cota: 58
Cliente: Anilson Possidónio Gomes
Contemplação: 01 Pop 100 

Grupo: 342
Cota: 20
Cliente: Jane Marcia Soares de Melo
Contemplação: 01 Pop 100 




sexta-feira, 21 de março de 2014

Juri popular inocenta dois e condena um em mais dois dias de julgamento.

Condenação é a primeira na história do município. Condenado não compareceu a sessão e é considerado foragido da justiça.

Por: Redação
Crédito: Canapi Agora
Fotos do 2º dia de julgamento

Julgar alguém que muitas vezes conhecemos e que geralmente sabemos de sua “fama” de alta periculosidade na região, muitas vezes é fator determinante para a absolvição do réu, pois prevalece o medo e o temor de uma retaliação sobre a intimidação do criminoso.

Sendo assim, qualquer motivação por mais fútil que seja para que se tire a vida de outra pessoa cai por terra na hora de se fazer justiça e mandar o acusado para a cadeia, pois prevalece o medo. Mas nem sempre o medo vence a consciência, afinal; como dormir com a consciência tranqüila ao saber que com nossa aprovação mais um criminoso, muitas vezes de alta periculosidade é posto na rua livre de qualquer acusação, pois por nós fora “compreendida” sua atitude criminosa? E Como clamar por justiça quando nos omitimos ou nos acovardamos na hora de assim fazê-la?

Não é uma decisão fácil, entre falar e agir existe um campo enorme que precisa ser percorrido para que a hipocrisia não seja rótulo do caráter de quem julga.

É com esta introdução que o Blog Canapi Agora divulga a seus leitores e admiradores o resultado de mais dois históricos julgamentos, decidido por Juri Popular neste município, não que tal introdução faça qualquer referência aos réus em questão, mas aos jurados que representando a sociedade canapiense por dois dias consecutivos, ou melhor, três levando em consideração o primeiro júri já realizado este ano, tiveram a chance de fazer justiça, fosse ela a favor do réu, fosse ele injustiçado ou contra, sendo ele culpado.

Pois bem; a primeira ação penal de competência do júri popular realizada na manhã desta quinta-feira (21), presidida pelo MM Juiz presidente do Tribunal do Juri Dr. Orlando Rocha Filho, teve dois réus; Manoel Cícero de Sá e José Manoel de Lima Sá, respectivamente pai e filho, acusados pelo duplo homicídio de José Cícero dos Santos e seu filho á época com apenas dois anos de idade, José Wellington Araújo dos Santos.

O crime de acordo com os autos do processo teria ocorrido no dia 1º de Fevereiro de 2007 por volta das 15:20hs no Sitio Ribeirinha, próximo ao Riacho Carié zona rural deste município, onde os acusados teriam armado uma emboscada contra uma das vitimas no momento em que este seguia por uma estrada vicinal daquela localidade em uma motocicleta acompanhado de sua esposa e seu filho, quanto foi atingido por um disparo de arma de fogo, juntamente com a criança que logo veio a falecer, enquanto que José Cícero ainda conseguiu fugir pedindo para que não deixassem seu filho morrer, no entanto, o mesmo acabou sendo alcançado e executado.

Ainda de acordo com o processo a esposa da vítima que conseguiu escapar e identificar os assassinos de seu esposo e filho chegou a ser ameaçada e teve que deixar a cidade, mas apesar do suposto reconhecimento da principal testemunha do crime, os acusados jamais confessaram serem os autores do duplo homicídio e por esse motivo, apesar da fervorosa exposição das acusações feita pelo promotor Dr. Cláudio José Moreira Teles da comarca de Mata Grande o Juri decidiu pela absolvição dos réus, convencido pelo discurso do seu advogado de defesa Dr. José Ronivo Vaz.

A Decisão não agradou a promotoria que prometeu recorrer.

2º Dia – Sexta-feira – 21/03/2014

Diferentemente do que ocorreu em todos os julgamentos anteriores já realizados nesta comarca, inclusive nos dois últimos presididos pelo MM Juiz Orlando Rocha Filho, pela primeira vez na história do município um réu foi condenado por júri popular.

Réu confesso, Rodrigo Venâncio Lima, vulgo “Rodrigo cabeludo” não compareceu a sessão em que foi condenado pelo assassinato de José Ronaldo Silva de Lima, ocorrido na Rua Sônia Malta no centro da cidade por volta das 15:30hs do dia 16/08/2005, após uma discussão iniciada em um bar.

De acordo com os autos do processo, Rodrigo teria descarregado um revolver calibre “38” contra a vítima atingindo a cabeça e vários outros locais de seu corpo, vindo a falecer no local do crime.

A defesa do acusado alegou legitima defesa, fato que não convenceu o júri, haja vista a materialidade do crime e a periculosidade do acusado, que de acordo com o promotor ainda seria autor de outro assassinato cometido no estado de São Paulo.

A sentença imposta ao réu ainda deve ser divulgada, no entanto, o mesmo já é considerado foragido da justiça.


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